Homepage

  • Griffin Colapinto, a resposta californiana
    29 dezembro 2017
    arrow
  • Jovem de San Clemente vai ser rookie do World Tour em 2018, depois de ter terminado o ano com chave de ouro, ao vencer o WQS e ainda a Triple Crown havaiana.
  • Tem apenas 19 anos mas é já uma das maiores esperanças do surf norte-americano. Griffin Colapinto teve um final de ano estonteante, onde somou várias conquistas e se afirmou como a resposta californiana ao poderio exercido por outras potências na elite do surf mundial.

    O final do WQS em 2017 mostrou um Colapinto explosivo, sobretudo no Havai. O jovem norte-americano quase igualou o feito de Kikas no ano passado, depois de ter feito a final do QS10000 de Haleiwa e também Sunset. No primeiro foi vice-campeão, tal como o português, mas no segundo foi “apenas” quarto classificado.

    Resultados que permitiram a Griffin Colapinto conquistar a muito cobiçada Triple Crown havaiana, mesmo depois de perder nos trials de Pipeline. Colapinto foi o primeiro californiano a conseguir tal feito, depois de vencer a corrida frente ao ídolo e conterrâneo Kolohe Andino.

    Para se ter noção do feito, é preciso acrescentar que desde Kelly Slater em 1998, que um norte-americano não ficava com a coroa havaiana. Quase 20 anos depois, Colapinto fê-lo apenas pela terceira vez na história para os States. As outras foram do inevitável Slater… “Foi o melhor sentimento de sempre, mas um pouco estranho”, afirmou após a conquista havaiana.

    Mas a Colapinto falta ainda uma vitória numa prova sénior para fazer definitivamente o seu statement no surf mundial. Depois de várias conquistas como júnior, terminou a última temporada com o vice-título mundial da categoria, depois de perder a final em Kiama, na Austrália, para o aussie Ethan Ewing.

    Com Ewing de saída do Tour, Colapinto assume agora a vaga do australiano como a mais jovem promessa entre a elite mundial. No entanto, terá pretensões de fazer bem melhor que Ewing, - nunca passou da terceira ronda ao longo de 2017 -, provando que a juventude não é impeditivo de nada.

Galeria
Outras Notícias Relacionadas