Homepage

  • Honolua Blomfield: Campeã mundial de Longboard
    29 novembro 2017
    arrow
  • Jovem havaiana foi mais forte que a concorrência, dando show nas ondas de Taiwan.
  • Honolua Blomfield. É este o nome da nova campeã mundial de Longboard da WSL. A jovem surfista havaiana deu espetáculo nas ondas de Taiwan e alcançou o título pela primeira vez, sucedendo à norte-americana Tory Gilkerson.

    O título feminino de Longboard regressa assim ao Havai, após um hiato de três anos. Desde 2013, quando Kelia Moniz conquistou o bicampeonato mundial, que uma havaiana não subia ao lugar mais alto do pódio. Honolua Blomfield fê-lo agora, aos 18 anos, vencendo pelo segundo ano consecutivo nas ondas de Taiwan – no ano passado a prova foi apenas de qualificação.

    Blomfield deu uma verdadeira lição de surf no dia final. O triunfo começou a desenhar-se nos quartos-de-final, quando bateu a compatriota Crystal Walsh. Nas meias-finais seguiu-se um triunfo frente à norte-americana Rachael Tilly, campeã em 2015. Na outra meia-final foi Tory Gilkerson a ser surpreendido pela compatriota Lindsay Steinriede.

    Apesar de Steinriede chegar mais forte à final, a jovem havaiana guardou o melhor para o fim e deu espetáculo de alto nível, terminando o derradeiro heat com um score de 18,60, contra “apenas” 16,50 da adversária. Estava conquistado o maior feito da carreira da jovem Honolua Blomfield, que também costuma entrar em eventos do WQS, mostrando que domina qualquer tipo de prancha.

    Em Taiwan, falta agora definir o campeão mundial masculino. A prova está parada à entrada da 4.ª ronda, depois de na terceira ronda ter já acontecido uma grande surpresa com a eliminação do peruano Piccolo Clemente, campeão mundial de 2013 e 2015, aos pés do australiano Nic Jones. Entre os 12 longboarders ainda em prova, destaque para a presença de três europeus – o britânico Adam Griffiths e os franceses Antoine e Edouard Delpero – e ainda o brasileiro e campeão mundial em título Phil Rajzman.