Homepage

  • Um dia memorável pelo MEO Rip Curl Pro Portugal
    21 outubro 2017
    arrow
  • Vasco Ribeiro pontua a melhor onda do dia, conquistando 9,37 pontos (em 10 possíveis)!
  • Começou hoje, Sábado, dia 21 de Outubro, na praia de Supertubos em Peniche, o MEO Rip Curl Pro Portugal, penúltima etapa do circuito mundial de surf da World Surf League. Tal como as previsões apontavam, as ondas apresentaram-se sólidas, com mais de três metros e ventos favoráveis, proporcionando notas excelentes aos melhores surfistas do Mundo, que entraram na água para fazer toda a primeira ronda e os quatro primeiros heats da segunda fase de competição.

    O campeão nacional Vasco Ribeiro, a competir graças a um convite (wildcard) da organização, esteve em destaque neste primeiro dia de competição em Peniche. Depois de terminar a sua bateria da primeira ronda na segunda posição, o surfista português foi relegado para a segunda fase do MEO Rip Curl Pro Portugal, onde defrontou o australiano Owen Wright, nº 4 no ranking mundial.

    Com aquela que foi a melhor onda do dia, 9,37 pontos (em 10 possíveis), aos quais juntou 1,87 pontos, Vasco Ribeiro derrotou o seu adversário australiano, avançando assim para a terceira fase da competição.

    “Eu sabia que havia ondas boas mais no inside e esta foi a minha estratégia, esperar por uma onda realmente boa. O Owen é um dos meus surfistas preferidos e gostava que continuasse em prova, mas estou aqui para fazer o meu trabalho e ganhar heats. É incrível ter toda a gente aqui na praia a apoiar-me. Nós viajamos muitos pelo que estar em casa e poder competir em ondas excelentes com todo este público a assistir é um sonho tornado realizado” explicou o surfista luso que vai agora defrontar o campeão mundial John John Florence, vencedor desta etapa em 2016, na terceira ronda da prova.

    À espera de competir na segunda fase está Frederico Morais. Na 12ª bateria da primeira ronda, o surfista português ficou em 2º lugar atrás do australiano Mick Fanning, ex-tricampeão mundial, mas à frente do brasileiro Ian Gouveia, 3º. Assim, Frederico Morais será obrigado a surfar contra o norte-americano Nat Young, substituto de Kelly Slater, na sexta bateria da segunda ronda.

    John John Florence, líder do ranking do circuito mundial, ganhou a sua bateria da primeira ronda, ao encontrar um dos maiores tubos do dia, pelo qual recebeu 7,67 pontos, deixando o seu compatriota Mason Ho na 2ª posição e o californiano Kanoa Igarashi no 3º lugar.

    Estou muito contente por estar de volta e ver as ondas tão boas como estão, é incrível. Tem qualquer coisa de “Off-The Wall”, no sentido em que é imprevisível e vêm aquelas ondas grandes e tu não sabes se vais conseguir completar ou não. Há aqui ondas loucas e de certeza que alguém vai ter um 10 ou perto disso!” explicou o havaiano.

    Também o sul-africano Jordy Smith, nº2 do Mundo, garantiu a sua presença na terceira ronda ao vencer a sua bateria da primeira ronda contra Vasco Ribeiro (2º) e o brasileiro Ítalo Ferreira (3º).

    “Nesta fase, é baixar a cabeça e não olhar para trás. Uma vitória no Round 1 é tão importante como uma vitória na final. As condições estão muito difíceis, as ondas estão muito grandes. Estou muito relaxado, mas sinto que o resultado em França “matou-me”. Não tenho nada a perder e mesmo que termine o ano em 2º, é um ano bom. Se ganhar o título mundial, ainda melhor” disse o surfista.

    Para amanhã, Domingo, dia 22 de Outubro, a chamada está marcada para as 7:45 na praia de Supertubos em Peniche para possível recomeço de prova às 8:00

     

    MEO Rip Curl Pro Portugal Round 1 Results:

    Heat 1: Julian Wilson (AUS) 4.97, Leonardo Fioravanti (ITL) 4.20, Caio Ibelli (BRA) 2.03

    Heat 2: Matt Wilkinson (AUS) 9.84, Stu Kennedy (AUS) 7.90, Bede Durbidge (AUS) 7.44

    Heat 3: Ethan Ewing (AUS) 10.37, Conner Coffin (USA) 9.34, Owen Wright (AUS) 9.33

    Heat 4: Josh Kerr (AUS) 12.83, Gabriel Medina (BRA) 10.87, Wiggolly Dantas (BRA) 2.90

    Heat 5: Jordy Smith (ZAF) 9.20, Vasco Ribeiro (PRT) 3.64, Italo Ferreira (BRA) 2.04

    Heat 6: John John Florence (HAW) 11.67, Mason Ho (HAW) 3.67, Kanoa Igarashi (USA) 0.50

    Heat 7: Jack Freestone (AUS) 14.90, Adriano de Souza (BRA) 12.67, Jeremy Flores (FRA) 4.33

    Heat 8: Michel Bourez (PYF) 12.00, Filipe Toledo (BRA) 7.74, Jadson Andre (BRA) 4.73

    Heat 9: Joel Parkinson (AUS) 13.50, Nat Young (USA) 9.27, Joan Duru (FRA) 4.73

    Heat 10: Miguel Pupo (BRA) 8.00, Kolohe Andino (USA) 6.66, Connor O’Leary (AUS) 5.17

    Heat 11: Sebastian Zietz (HAW) 9.77, Adrian Buchan (AUS) 7.90, Ezekiel Lau (HAW) 3.97

    Heat 12: Mick Fanning (AUS) 15.50, Frederico Morais (PRT) 6.84, Ian Gouveia (BRA) 3.97

     

    MEO Rip Curl Pro Portugal Round 2 Results:

    Heat 1: Gabriel Medina (BRA) 11.66 def. Mason Ho (HAW) 6.33

    Heat 2: Vasco Ribeiro (PRT) 11.20 def. Owen Wright (AUS) 10.17

    Heat 3: Adriano De Souza (BRA) vs. Stuart Kennedy (AUS)

    Heat 4: Leonardo Fioravanti (ITA) 15.34 s Filipe Toledo (BRA) 8.40

     

    MEO Rip Curl Pro Portugal Round 2 Match-Ups:

    Heat 5: Kolohe Andino (USA) vs. Jadson Andre (BRA)

    Heat 6: Frederico Morais (PRT) vs. Nat Young (USA)

    Heat 7: Adrian Buchan (AUS) vs. Ezekiel Lau (HAW)

    Heat 8: Connor O'Leary (AUS) vs. Ian Gouveia (BRA)

    Heat 9: Joan Duru (FRA) vs. Kanoa Igarashi (USA)

    Heat 10: Jeremy Flores (FRA) vs. Italo Ferreira (BRA)

    Heat 11: Caio Ibelli (BRA) vs. Wiggolly Dantas (BRA)

    Heat 12: Bede Durbidge (AUS) vs. Conner Coffin (USA)

Galeria