Homepage


-
Ian Walsh vence o Pe’ahi Challenge de forma épica30 outubro 2017

- Surfista havaiano conseguiu uma das duas notas perfeitas non evento, depois de apanhar um tubo alucinante em Jaws. João de Macedo não passou da primeira ronda do segundo evento do ano do BWT.
-
Ian Walsh foi o nome em destaque este fim-de-semana, depois de ter vencido a edição de 2017 do Pe’ahi Challenge. A segunda etapa do ano do Big Wave Tour contou com condições épicas, especialmente no segundo dia, e os melhores big rider do Mundo deram espetáculo na temida bancada de Jaws, em Maui, no Havai. Mas foi o havaiano Ian Walsh a levar a melhor sobre a concorrência, contando com uma nota perfeita à mistura.
A organização decidiu dividir o evento em dois dias, realizando-se apenas a ronda inaugural na sexta-feira. Em prova esteve o português João de Macedo, que acabou por falhar a passagem às meias-finais por apenas uma posição. Após dois eventos, neste seu regresso à elite mundial das ondas grandes, o big rider da Praia Grande ainda não conseguiu o resultado que tanto almeja, ocupando somente o 28.º posto do ranking.
A ação prosseguiu no sábado com condições incríveis e notas 10 a contar. Na verdade foram notas 20, porque a melhor onda de cada surfistas conta a dobrar. Tudo aconteceu nas meias-finais. Primeiro foi o australiano Ryan Hipwood a abrir as hostilidades. Depois, no heat seguinte, apenas uns minutos depois, foi Ian Walsh a também atingir a perfeição. Ambos com dois tubos alucinantes mesmo por dentro da “mandíbula do tubarão”.
Walsh levou o ritmo para a final e acabou por ser superior à concorrência, num heat decisivo em que os havaianos foram dominadores. Billy Kemper terminou como vice-campeão, depois de ter sido o vencedor do campeonato no ano passado. O ex-campeão mundial Makua Rothman foi terceiro e Kai Lenny alcançou o 4.º posto, segurando a liderança do ranking. Greg Long terminou no 5.º posto e Hipwood no 6.º e último lugar da final.
Dessa forma, Lenny parte para a reta final do ano na liderança, depois de ter vencido o Puerto Escondido Challenge a abrir a temporada. Mas é seguido de perto por Billy Kemper, que foi 4.º no México. A fechar o top 3 está Ian Walsh, que fez a primeira prova da época em Jaws. Destaque ainda para o português Alex Botelho, que, mesmo não conseguindo entrar no evento havaiano, manteve-se no top 10 do ranking – é o atual 9.º classificado, depois da final feita em Puerto Escondido.
Com o Nazaré Challenge a ser o evento que falta no calendário, todas as decisões poderão assim acontecer na Praia do Norte. Uma etapa que será importante para Alex Botelho carimbar a vaga no Big Wave Tour do próximo ano, que já contará com uma etapa em Mavericks, e também para definir o novo campeão mundial de ondas grandes. Até final do ano tudo pode acontecer…
Destaque ainda para o triunfo da local Paige Alms na histórica prova feminina que também decorreu em Jaws. Com apenas seis surfistas em prova, Alms levou a melhor frente à concorrência, deixando a também havaiana Keala Kennelly no 2.º posto e a francesa Justine Dupont no último lugar do pódio.