Homepage

  • Melhores surfistas do Mundo a caminho de Portugal
    01 setembro 2017
    arrow
  • Ondas portuguesas vão receber quatro dos eventos mais importante do calendário da WSL, que vão decorrer entre Cascais, Peniche e Nazaré.
  • É já a partir do final de setembro que Portugal vai ser palco do melhor surf mundial. Ao todo as ondas portuguesas vão ser palco de quatro dos mais importantes eventos do calendário da WSL. Tudo começa com um QS10000 em Cascais, onde vai estar a nata do top 100 mundial em peso, assim como a oitava etapa do Women’s World Tour, onde a elite mundial feminina vai apimentar a luta pelo título mundial.

    Em Cascais, para além de Frederico Morais, estão na lista de inscritos mais 16 surfistas pertencentes ao World Tour, com destaque para os australianos Connor O’Leary, Josh Kerr, Ethan Ewing e Jack Freestone, os havaianos Zeke Lau e Sebastian Zietz, o francês Jeremy Flores, o norte-americano Kanoa Igarashi, o italiano Leo Fioravanti ou os brasileiros Italo Ferreira, Wiggolly Dantas e Miguel Pupo.

    De resto, segundo a lista divulgada esta semana pela WSL para o EDP Billabong Pro Cascais, apenas Vasco Ribeiro conseguiu também entrada direta no evento cascalense, com Pedro Henrique, Tomás Fernandes Miguel Blanco, Francisco Carrasco e Luís Perloiro a ficarem na lista de alternates. No entanto, no press release oficial da organização é dada como garantida as presenças de Tomás Fernandes e Miguel Blanco.

    Ao mesmo tempo a campeão mundial Tyler Wright vai lutar frente a Sally Fitzgibbons, Stephanie Gilmore, Courtney Conlogue e Carissa Moore pelo triunfo no Cascais Women’s Pro, a oitava e penúltima etapa do WWT. Aqui ainda não é conhecido o nome da wildcard que irá enfrentar as melhores do Mundo. Nos últimos anos tem sido Teresa Bonvalot a fazê-lo, restando esperar para ver se a aposta da organização se mantém.

    De seguida, já em outubro é a vez de Peniche receber, como já é tradição, a elite masculina do surf mundial, com a luta pelo título mundial em polvorosa em 2017. O MEO Rip Curl Pro Portugal tem um período de espera que vai de 20 a 31 de outubro e será a décima e penúltima paragem do World Tour da WSL.

    O evento vai ficar marcado pela estreia de Frederico Morais como competidor do WCT em Peniche, ele que já o havia feito como wildcard. E por falar em wildcard, outro português se juntará a Kikas. Será o campeão nacional que irá garantir uma das vagas, segundo anunciou esta semana a ANS, podendo assim enfrentar nomes como John John Florence, Jordy Smith, Filipe Toledo, Gabriel Medina, Julian Wilson, Adriano de Souza, Owen Wright ou Matt Wilkinson.

    Por fim todos os caminhos vão dar à Nazaré, onde se irá novamente disputar uma etapa do Big Wave Tour. As ondas gigantes da Praia do Norte serão palco do Nazaré Challenge, que acontecerá num dia entre 15 de outubro e 31 de dezembro. Os melhores big riders do Mundo, onde está incluído o português João de Macedo, irão testar-se novamente na remada numa das ondas mais desafiantes do planeta.

    “Portugal tem vindo a assumir-se como uma das principais potências de surf avnível mundial. Na Europa, já somos considerados o país com maior influência no circuito mundial de Surf uma vez que nas nossas praias passam todas as mais importantes provas da World Surf League. Isto só é possível graças a condições geográficas e climatéricas ímpares para os desportos de ondas, e obviamente, um apoio logístico e financeiro muito importante, quer por parte dos municípios onde as provas se realizam, quer pelo enorme envolvimento do Turismo de Portugal que é atualmente o nosso principal parceiro”, começa por afirmar Francisco Spínola, representante da WSL na Europa.

    “Por seu lado, a secretaria de Estado do Turismo percebeu a importância do Surf para o desenvolvimento de regiões que tradicionalmente não recebiam turistas fora dos meses de Verão e reforçou a aposta nos eventos “fora de época”. O Surf é uma atividade que ajuda a cortar essa sazonalidade pois os meses de Outono, Inverno e Primavera são as épocas ideais para a prática da modalidade no nosso país”, refere Spínola.

    DATAS:

    - EDP Billabong Pro Cascais e Cascais Women’s Pro: 26 Setembro a 5 de Outubro

    - Nazaré Challenge powered by Jogos Santa Casa: 15 de Outubro a 31 de Dezembro

    - Meo Ripcurl Pro Portugal: 20 a 31 de Outubro

Galeria