Depois do Mundial Júnior da World Surf League (WSL), que ali se disputou durante a semana passada, a ação em Urbiztondo Beach irá continuar, mas agora no pranchão.
Entre terça-feira e sábado, o pico de Monaliza recebe o La Union International Pro, etapa final do QS regional da Ásia versão 2025/2026.
A prova filipina, que irá definir os quatro longboarders (2 homens e 2 mulheres) asiáticos apurados para o próximo circuito mundial, contará com presença portuguesa.
É nas águas quentes de Urbiztondo Beach que António Dantas vai dar início à temporada de 2026. Trata-se da abertura de hostilidades, depois de um memorável 2025, ano marcado pela conquista de dois títulos europeus (WSL e Federação Europeia de Surf) e a segunda participação consecutiva no circuito mundial.
"Este arranque é para voltar ao ritmo e entrar outra vez em modo competição. O trabalho já está feito, agora é meter em prática, afinar e curtir umas ondas de calções", escreveu o longboarder de 22 anos em publicação na rede social Instagram.
Neste evento com estatuto QS1000, o bicampeão nacional Open é uma das muitas caras internacionais que abrilhanta o heat draw. Há muito que não víamos um QS de longboard com um quadro de competição tão rico. Não faltam nomes com experiência de circuito mundial, com destaque para o herói local Rogelio Jr Esquievel, o ex-campeão do mundo Phil Rajzman, o veterano britânico Ben Skinner ou a prodigiosa goofy Ginger Caimi, de apenas 13 anos.
Cabeça de série, António Dantas tem entrada direta na ronda 2. O longboarder de São Pedro do Estoril está no quinto de 16 heats em agenda dessa fase. Os oponentes serão o filipino RJ Chico Lopez, o japonês Riki Kikuchi e um atleta proveniente da ronda inaugural.
"Vim com tempo, cabeça fria e foco no que importa. Não estou a pensar no resultado. Penso em consistência, tomar boas decisões e mostrar o meu surf. Para mim é o mais importante e divertir-me claro. Conhecer a cultura e os locais também está nos planos", confidencia o irmão do ex-campeão nacional João Dantas, que visita as Filipinas pela primeira vez.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram