Esta quinta-feira, Frederico Morais terminou a participação no Ballito Pro, despedindo-se do evento sul-africano no 17.º lugar após eliminação na ronda 3.
O afastamento de Kikas dita o fim da presença lusa no setor masculino. O estreante Afonso Antunes já tinha ficado pelo caminho logo na ronda 1.
Em Willard Beach, que apresentou as maiores ondas da prova até ao momento, o ex-top mundial esteve em ação logo na baterial inaugural da jornada, bem cedo pela manhã.
Em busca de um lugar nos oitavos-de-final da segunda etapa da Challenger Series 2025/2026, Frederico esteve inserido numa bateria exigente, defrontando dois antigos tops mundiais (Jackson Baker e Eli Hanneman) e o jovem sul-africano Luke Thompson.
A contenda ficou decidida na sua primeira metade, com Frederico Morais a não ir além do terceiro posto. O finalista vencido do Ballito Pro em 2023 somou 9,47 pts, ficando atrás do vencedor Luke Thompson (13,57 pts) e do havaiano Eli Hanneman (12,83 pts), que avançaram para os 'oitavos'. O australiano Jackson Baker (8,87 pts) foi o outro surfista eliminado.
Encerrada a passagem pela África do Sul, o três vezes campeão nacional Open regressa à batalha pela requalificação para o CT no fim do presente mês, altura em que terá lugar o histórico US Open of Surfing.
Antes, o competidor de 33 anos vai representar a seleção nacional no Eurosurf de Santa Cruz, a disputar de 18 a 24 de julho.
Regressando ao Ballito Pro, o contingente luso fica agora cingido ao setor feminino, que só volta a vestir a licra de competição na sexta-feira, antepenúltimo dia do período de espera.
Depois de uma estreia positiva, a campeã nacional Teresa Bonvalot, Francisca Veselko (líder do ranking) e Yolanda Hopkins encontram-se nos oitavos-de-final.
Para além da saída de cena de Frederico Morais, nota ainda neste quarto dia de competição para a performance do mexicano Lucas Cassity.
Estreante no competitivo circuito, o surfista de apenas 16 anos conseguiu a primeira nota máxima (10,00 pts) da presente temporada de Challenger Series.
No lineup de Willard Beach, o 'desconhecido' Lucas brilhou com um aéreo de rotação completa, que revelou-se decisivo na sua inédita passagem aos oitavos-de-final.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram