A 5 de agosto de 2024, o francês Kauli Vaast viveu um momento que jamais esquecerá na sua carreira. O goofy arrecadou o ouro nos Jogos Olímpicos de Paris'2024, numa prova disputada nos tubos de Teahupoo.
No Taiti, de onde é originário, Kauli tornou-se no segundo campeão olímpico de surf da história, sucedendo ao brasileiro Italo Ferreira.
Desde essa histórica conquista, Vaast enfrentou um natural período de ressaca, que também aconteceu com outros medalhados no Pacífico, como o caso da compatriota Johanne Defay e da brasileira Tatiana Weston-Webb.
Por exemplo no EDP Ericeira Pro, o gaulês teve uma fugaz passagem ao não evitar a derrota de primeira nas direitas de Ribeira d'Ilhas.
"Tem sido difícil fazer heats desde as Olimpíadas", não esconde Kauli Vaast em declarações à World Surf League (WSL). Porém, quase um ano depois de morder o metal mais precioso, o surfista de 23 anos parece estar a reencontrar-se com as boas sensações em cima de uma prancha de surf.
Em maio último, também em águas caseiras, Kauli venceu o TOA Pro, evento a contar para o circuito QS regional do Havai/Taiti. A caminhada triunfante ficou igualmente marcada pela obtenção de uma nota máxima (10,00 pts).
Mais recentemente, no início de junho, o tube rider gaulês assinou uma grande entrada na Challenger Series 2025/2026, obtendo o seu melhor resultado neste circuito de acesso ao CT.
Kauli Vaast foi vice-campeão do Newcastle Surfest, tendo acariciado a vitória. Só na última onda é que foi destronado da liderança pelo australiano Jacob Willcox.
"Desfrutei do meu tempo e voltei a focar com a minha equipa. Por isso é fantástico começar o ano com este segundo lugar", disse o surfista que até ao momento nunca obteve a qualificação para o CT.
Chegar à elite mundial do surf é o "sonho" e o resultado alcançado em Newcastle pode ser a alavancagem que Vaast necessitava. Isso e não só.
"Alguns dos meus bons amigos chegaram ao CT. Esse é o meu sonho. Sinto que agora estou no meu caminho", entende.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram