Afonso Antunes, Teresa Bonvalot, Francisca Veselko e Carolina Mendes garantiram, esta sexta-feira, a passagem aos quartos-de-final do Pantín Classic Pro, QS3000 galego que é a terceira etapa da temporada do circuito de qualificação europeu da World Surf League. O quarteto de surfistas portugueses vai, assim, discutir o triunfo nesta importante etapa, depois de uma jornada positiva para a armada lusa.
Com a grande maioria das surfistas portuguesas a estrearem-se apenas hoje em Pantín, uma vez que beneficiaram do estatuto de cabeças-de-série para entrara diretamente para a ronda 3, as contas nem começaram da melhor forma para as cores nacionais, uma vez que Mafalda Lopes foi eliminada no heat 3 dessa mesma fase.
Vencedora da etapa anterior em Lacanau, França, Mafalda chegou a Pantín como a melhor portuguesa do ranking, no 4.º posto, mas não conseguiu evitar a eliminação de primeira em Pantín, numa bateria em que foi ficou pelo caminho por somente 0,07 pontos.
Apesar do arranque em falso, as restantes quatro portuguesas nesta fase conseguiram inverter o rumo e seguir em frente. Francisca Veselko e Carolina Mendes, que competiram no mesmo heat, Gabriela Dinis e Teresa Bonvalot conseguiram o passaporte para a ronda 4, com Kika e Gabriela a fazerem-no com um triunfo nos respetivos heats.
Depois, na ronda 4, a eficácia lusa manteve-se. Carol, Kika e Teresa venceram o primeiro, segundo e terceira heat da ronda, respetivamente, com Gabriela Dinis a ser a única portuguesa a ficar pelo caminho, depois de ser quarta no heat vencido por Teresa Bonvalot. A jovem lisboeta deixou Pantín com um honroso 13.º lugar. Na próxima fase não há qualquer embate entre portuguesas, o que deixa em aberto a possibilidade de o trio chegar às meias-finais e existir, inclusivamente, uma final totalmente portuguesa nas ondas galegas.
Carolina Mendes enfrenta a alemã Noah Klapp no heat 1, Francisca Veselko mede forças com a francesa Sarah Leiceaga no heat 2 e, por fim, Teresa Bonvalot defronta a alemã e antiga campeã nacional Camilla Kemp no heat 3.
Já na prova masculina, a armada lusa iniciou a ronda 5 com somente dois representantes, tudo começou da melhor forma com Afonso Antunes a garantir a passagem à fase seguinte, após ser segundo classificado no heat inaugural. O mesmo não conseguiu fazer Joaquim Chaves, que foi terceiro no heat 7 e despediu-se de prova na 17.ª posição.
Ao final da tarde realizou a ronda 6, com Afonso Antunes como única resistente da armada lusa masculina. A competir no heat 2, Antunes teve um início forte e somou pontos 11,57 para ser segundo classificado e carimbar também a passagem aos quartos-de-final, onde vai enfrentar o francês Nicolas Paulet. Dessa forma, Portugal parte para o dia final em Pantín com um total de quatro surfistas.
Apesar de a janela de espera ser até domingo, os campeões deste Pantín Classic Pro podem ficar a ser conhecidos já este sábado, com a chamada para um possível dia final a estar marcada para as 10H30 locais – 9H30 em Portugal Continental.
Quartos de final femininos
H1: Carolina Mendes (POR) x Noah Klapp (ALE) H2: Sarah Leiceaga (FRA) x Francisca Veselko (POR) H3: Teresa Bonvalot (POR) x Camilla Kemp (ALE) H4: Tya Zebrowski (FRA) x Anat Lelior (ISR)
Quartos-de-final masculinos
H1: Nicolas Paulet (FRA) x Afonso Antunes (POR) H2: Luan Nogues (FRA) x Hans Odriozola (ESP) H3: Jorgann Couzinet (FRA) x Gatien Delahaye (FRA) H4: Charly Quivront (FRA) x Sean Gunning (ESP)
Através da rede de livecams , podes visua lizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam .
Segue o Beachcam.pt no Instagram