Homepage
- As temperaturas vão estar cerca de 5 a 8ºC acima da média para o mês de setembro.
-
-
É verdade que o verão já lá vai e estamos em pleno outono, mas o estado do tempo tem feito lembrar os melhores dias do período estival e assim vai continuar em Portugal continental, pelo menos até ao início da próxima semana.
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), as temperaturas máximas no continente vão estar, a partir de sexta-feira, acima dos 30ºC, podendo atingir os 37ºC, cerca de 5 a 8ºC acima da média para o mês de setembro.
Ângela Lourenço, meteorologista do IPMA, explica que o estado do tempo no território continental será influenciado por uma “intensa crista anticiclónica localizada sobre a Europa Ocidental, associada ao transporte de uma massa de ar quente e seco, com origem no Norte de África”.
“Este episódio de tempo quente em Portugal continental vai-se fazer sentir principalmente a partir dos dias 29 e 30 [sexta-feira e sábado]. Até agora, já foram registados valores de temperatura máxima acima da média próxima ou superiores a 30ºC em algumas regiões do país”, disse.
“Estes valores são acima dos valores normais para o mês de setembro. Ainda que não sejam expectáveis valores absolutos de temperatura máxima comparáveis a episódios ocorridos durante os meses mais quentes, os valores previstos correspondem a anomalias de até cerca de 5 a 8 graus acima dos valores médios habituais para esta altura do ano”, destacou.
No que diz respeito às temperaturas mínimas, Ângela Lourenço adiantou que estas irão registar uma subida, podendo ser registadas noites com valores iguais ou superiores a 20ºC, que o IPMA caracteriza como noites tropicais, em alguns locais, em especial no litoral da região do Algarve.
“Esta situação de tempo quente deverá persistir até ao início da semana, até dia 3. A partir daí existe alguma incerteza se esta persistência de temperaturas elevadas deverá continuar ou não. Em todo o caso, mesmo que ocorra uma descida de temperatura, os valores irão manter-se acima da média para a época do ano”, assegurou a meteorologista do IPMA.
Segundo Ângela Lourenço, se o cenário da influência da crista anticiclónica persistir e o episódio de tempo quente se prolongar por mais dias, em especial na região Sul, poderá ocorrer uma onda de calor.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
