Homepage
- A Praia da Costa Nova prepara-se para receber a 19ª edição da Miss Quebramar Cup.
-
-
Entre quarta e sexta-feira, a Praia da Costa Nova, em Ílhavo, acolhe o evento mais feminino do surf português, a este ano denominada de Miss Quebramar Cup.
Evento que se realiza à margem da Liga MEO Surf, mas que é pontuável para o ranking nacional feminino, a Miss Quebramar Cup vai para a sua 19ª edição, nesta que é uma organização da Associação de Surf de Aveiro, com o apoio técnico da Federação Portuguesa de Surf e da Associação Nacional de Surfistas.
Tudo vai começar já na quarta-feira, com a realização dos trials, onde está em jogo um wildcard da Associação de Surf de Aveiro para o quadro principal do evento.
Para participar nos trials, as surfistas interessadas têm de estar federadas, mas não podem constar do ranking da Liga MEO Surf versão 2023. A inscrição é gratuita e deve ser realizada junto da organização na praia, no dia da prova.
Já a competição principal tem arranque marcado para a próxima quinta-feira, com a ida para a água das primeiras rondas. O dia seguinte está reservado para as fases decisivas da competição, estando prevista a realização dos quartos-de-final, meias-finais e final.
O quadro de competição já foi revelado e uma coisa é certa, haverá uma vencedora inédita do evento. A última campeã, Carolina Santos, não estará presente.
A ausência deve-se a uma fase em que Carolina Santos está mais afastada das competições, depois de ter participado na etapa inaugural da Liga MEO Surf 2023, o Allianz Figueira Pro.
"Cheguei às meias-finais com mérito, mas a direção de prova decidiu repetir a totalidade da bateria devido a um suposto erro técnico a sete minutos do fim, o que, na minha opinião, deturpou a verdade desportiva”, explicou em entrevista concedida ao sítio oficial de internet da Miss Quebramar Cup.
“Como sou estudante, acabei este ano a licenciatura em Biologia Celular e Molecular e vou iniciar mestrado em Investigação Biomédica na Faculdade de Medicina da Nova, decidi que não fazia sentido sujeitar-me a este tipo de situações, que me estavam a causar algum mal-estar, pois, para mim, o surf é diversão", afirma.
Apesar da atual situação, Carolina não esquece o inédito momento vivido nas ondas da Costa Nova em 2022. "Foi a minha primeira vitória no circuito nacional, num evento icónico em termos do surf feminino português. Foram momentos de felicidade e de concretização de um objetivo desportivo", assegura.
Quem também vai falhar a Miss Quebramar Cup é Francisca Veselko e Carolina Mendes, atuais primeira e segunda classificadas do ranking, respetivamente.
Ambas, estiveram recentemente a participar no US Open of Surfing, etapa que integra o calendário do circuito Challenger Series, onde estão em jogo vagas de acesso ao CT do próximo ano.
Desta forma, Gabriela Dinis, recentemente coroada campeã nacional Sub-20, será a surfista em prova com melhor ranking, ocupando atualmente o terceiro lugar.
Camilla Kemp, vencedora em 2018, e a nova campeã europeia Mafalda Lopes são outras das surfistas que pontificam no top 10 do ranking nacional e não vão viajar até à Costa Nova.
Heats em destaque:
Heat 3: Beatriz Carvalho x Maria Dias x Henrike Hory
Heat 4: Gabriela Dinis x Beatriz La Fuente x Miriam Julião
Heat 6: Beatriz Costa x Camila Cardoso x Maria Pinto x Maria SalgadoAlém da componente competitiva, ao longo de todo o evento a organização vai promover experiências de surf para utentes de Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho de Ílhavo e para todos aqueles que estejam na praia e desejem experimentar as sensações de deslizar nas ondas. O programa fica completo com ações de sensibilização ambiental e distribuição de merchandising.
Vencedoras da Miss Cup desde 2013:
2013: Carina Duarte
2014: Teresa Bonvalot
2015: Teresa Bonvalot
2016: Carolina Mendes
2017: Carolina Mendes
2018: Camilla Kemp
2019: Yolanda Hopkins
2020: Yolanda Hopkins
2021: Yolanda Hopkins
2022: Carolina SantosAtravés da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaAndré Neto
-
FonteRedação
