Homepage

  • Tudo pronto para o evento mais feminino do surf português
    01 agosto 2023
    arrow
    arrow
  • A Praia da Costa Nova prepara-se para receber a 19ª edição da Miss Quebramar Cup.
  • Entre quarta e sexta-feira, a Praia da Costa Nova, em Ílhavo, acolhe o evento mais feminino do surf português, a este ano denominada de Miss Quebramar Cup. 

    Evento que se realiza à margem da Liga MEO Surf, mas que é pontuável para o ranking nacional feminino, a Miss Quebramar Cup vai para a sua 19ª edição, nesta que é uma organização da Associação de Surf de Aveiro, com o apoio técnico da Federação Portuguesa de Surf e da Associação Nacional de Surfistas.

    Tudo vai começar já na quarta-feira, com a realização dos trials, onde está em jogo um wildcard da Associação de Surf de Aveiro para o quadro principal do evento. 

    Para participar nos trials, as surfistas interessadas têm de estar federadas, mas não podem constar do ranking da Liga MEO Surf versão 2023. A inscrição é gratuita e deve ser realizada junto da organização na praia, no dia da prova.

    Já a competição principal tem arranque marcado para a próxima quinta-feira, com a ida para a água das primeiras rondas. O dia seguinte está reservado para as fases decisivas da competição, estando prevista a realização dos quartos-de-final, meias-finais e final.

    O quadro de competição já foi revelado e uma coisa é certa, haverá uma vencedora inédita do evento. A última campeã, Carolina Santos, não estará presente. 

    A ausência deve-se a uma fase em que Carolina Santos está mais afastada das competições, depois de ter participado na etapa inaugural da Liga MEO Surf 2023, o Allianz Figueira Pro.

    "Cheguei às meias-finais com mérito, mas a direção de prova decidiu repetir a totalidade da bateria devido a um suposto erro técnico a sete minutos do fim, o que, na minha opinião, deturpou a verdade desportiva”, explicou em entrevista concedida ao sítio oficial de internet da Miss Quebramar Cup.

    “Como sou estudante, acabei este ano a licenciatura em Biologia Celular e Molecular e vou iniciar mestrado em Investigação Biomédica na Faculdade de Medicina da Nova, decidi que não fazia sentido sujeitar-me a este tipo de situações, que me estavam a causar algum mal-estar, pois, para mim, o surf é diversão", afirma.

    Apesar da atual situação, Carolina não esquece o inédito momento vivido nas ondas da Costa Nova em 2022. "Foi a minha primeira vitória no circuito nacional, num evento icónico em termos do surf feminino português. Foram momentos de felicidade e de concretização de um objetivo desportivo", assegura.

    Quem também vai falhar a Miss Quebramar Cup é Francisca Veselko e Carolina Mendes, atuais primeira e segunda classificadas do ranking, respetivamente.

    Ambas, estiveram recentemente a participar no US Open of Surfing, etapa que integra o calendário do circuito Challenger Series, onde estão em jogo vagas de acesso ao CT do próximo ano.

    Desta forma, Gabriela Dinis, recentemente coroada campeã nacional Sub-20, será a surfista em prova com melhor ranking, ocupando atualmente o terceiro lugar. 

    Camilla Kemp, vencedora em 2018, e a nova campeã europeia Mafalda Lopes são outras das surfistas que pontificam no top 10 do ranking nacional e não vão viajar até à Costa Nova. 

    Heats em destaque:

    Heat 3: Beatriz Carvalho x Maria Dias x Henrike Hory
    Heat 4: Gabriela Dinis x Beatriz La Fuente x Miriam Julião
    Heat 6: Beatriz Costa x Camila Cardoso x Maria Pinto x Maria Salgado

    Além da componente competitiva, ao longo de todo o evento a organização vai promover experiências de surf para utentes de Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho de Ílhavo e para todos aqueles que estejam na praia e desejem experimentar as sensações de deslizar nas ondas. O programa fica completo com ações de sensibilização ambiental e distribuição de merchandising.

    Vencedoras da Miss Cup desde 2013:

    2013: Carina Duarte
    2014: Teresa Bonvalot
    2015: Teresa Bonvalot
    2016: Carolina Mendes
    2017: Carolina Mendes
    2018: Camilla Kemp
    2019: Yolanda Hopkins
    2020: Yolanda Hopkins
    2021: Yolanda Hopkins
    2022: Carolina Santos

     

     

    Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.

    Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • praia
  • mar
  • Surf
  • Competição
  • FPS
  • Federação Portuguesa de Surf
  • Associação Nacional de Surfistas
  • Associação de Surf de Aveiro
  • Portugal
  • ANS
  • Miss Quebramar Cup
  • Fotografia
    André Neto
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
novembro 28
MEO Beachcam e Mercedes-Benz apresentam Nazaré Winter Sessions Awards 2023/2024 em evento exclusivo
novembro 28
Etapa final do ASCC Super Groms 2023 antecipada
novembro 28
Portugal segue sem baixas no Mundial ISA Júnior do Brasil
novembro 28
Mais de uma tonelada de resíduos recolhidos na limpeza da Praia Velha e do Pedrógão
novembro 28
Do surf ao bodyboard, passando pelo SUP: vários títulos nacionais decidem-se em dezembro
novembro 27
Boas ondas no campeonato intersócios do Surfing Clube de Portugal
novembro 27
Já há nova data para finalíssima do Nacional de Surf Esperanças Sub-14