Homepage
- A jovem surfista ganhou um wildcard para o quadro principal.
-
-
Na Praia da Costa Nova, em Ílhavo, arrancou na passada quinta-feira a 19ª edição da Miss Quebramar Cup, aquele que é o evento mais feminino do surf português.
Prova que se realiza à margem da Liga MEO Surf, mas que é pontuável para o ranking nacional feminino, a ação nas ondas da Costa Nova começou com a realização dos trials, onde estava em jogo um wildcard da organização (Associação de Surf de Aveiro) para o quadro principal.
Os trials foram conquistados por Francisca Miranda, de apenas 13 anos. A jovem surfista superiorizou-se a Madalena Camilo (2ª), Rita Franco (3ª) e Maria Gaspar (4ª), numa bateria em que foram surfadas 30 ondas (já a contar para a Onda Solidária, que atribui um euro por cada onda a uma instituição de solidariedade do concelho de Ílhavo).
“Estou muito feliz, pois vou competir com as minhas amigas”, começou por dizer Francisca Miranda ao site oficial de internet da Miss Quebramar Cup. A vencedora dos trials não escondeu que teve pela frente uma "bateria difícil, porque o mar estava difícil”, lamentando ter feito um "score abaixo" do que costuma anotar.
Completos os trials, a competição principal vai para a água esta quinta-feira, com a realização das primeiras rondas. O dia seguinte está reservado para as fases decisivas da competição, estando prevista a realização dos quartos-de-final, meias-finais e final.
Uma coisa é certa, haverá uma vencedora inédita do evento. A última campeã, Carolina Santos, não estará presente.
Quem também vai falhar a Miss Quebramar Cup é Francisca Veselko e Carolina Mendes, atuais primeira e segunda classificadas do ranking, respetivamente.
Ambas, estiveram recentemente a participar no US Open of Surfing, etapa que integra o calendário do circuito Challenger Series, onde estão em jogo vagas de acesso ao CT do próximo ano.
Desta forma, Gabriela Dinis, recentemente coroada campeã nacional Sub-20, será a surfista em prova com melhor ranking, ocupando atualmente o terceiro lugar.
Camilla Kemp, vencedora em 2018, e a nova campeã europeia Mafalda Lopes são outras das surfistas que pontificam no top 10 do ranking nacional e que também não vão viajar até à Costa Nova.
Os resultados da prova podem ser acompanhados através do 'live score' disponível no portal da Associação Nacional de Surfistas (ANS).
Vencedoras da Miss Cup desde 2013:
2013: Carina Duarte
2014: Teresa Bonvalot
2015: Teresa Bonvalot
2016: Carolina Mendes
2017: Carolina Mendes
2018: Camilla Kemp
2019: Yolanda Hopkins
2020: Yolanda Hopkins
2021: Yolanda Hopkins
2022: Carolina SantosAtravés da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaAndré Neto
-
FonteRedação
