Homepage
- No fim de semana, o IPMA vai emitir aviso laranja para alguns distritos.
-
-
O mês de agosto, de férias para muitos, pode ter começado mais tímido no que toca ao tempo quente, mas a situação está prestes a alterar-se.
A partir de sexta-feira, dia 4 de agosto, as "condições meteorológicas sobre todo o território do continente, em particular sobre a região Sul, alterar-se-ão de modo muito significativo", diz o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) em comunicado.
Tudo porque o "anticiclone dos Açores irá estender-se em crista sobre o Golfo da Biscaia e Mediterrâneo ocidental, o que promoverá uma circulação do quadrante leste sobre a Península Ibérica que irá favorecer uma situação meteorológica de tempo quente e seco".
Desta forma, espera-se para esta sexta-feira uma "subida generalizada dos valores da temperatura máxima, da ordem de 4 a 7/8°C, sendo expectáveis valores acima de 30°C na maior parte do território, com exceção de alguns locais da faixa costeira ocidental".
Segundo o IPMA, os "valores mais elevados da temperatura máxima do ar deverão situar-se entre 33 e 38°C nas regiões a sul do Tejo, em especial no interior e no Algarve até perto da faixa costeira, assim como na península de Setúbal, variando entre 28 e 33°C nas restantes áreas".
Para o fim de semana, permanece a "tendência de subida da temperatura máxima, podendo alcançar-se valores de temperatura máxima entre 35 e 40°C nas regiões Centro e Sul, e entre 31 e 36°C na região Norte, com exceção da faixa costeira ocidental a norte do Cabo Raso, onde deverão variar aproximadamente entre 25 e 30°C".
Além das máximas, a temperatura mínima também irá "aumentar, com previsão de noites tropicais (valores da temperatura mínima acima de 20°C) em vários locais do Centro e Sul a partir do dia 5, nomeadamente a sul do Tejo e na Beira Baixa".
Mediante a situação meteorológica esperada, nove distritos de Portugal continental vão estar sob aviso amarelo a partir de sexta-feira devido ao esperado aumento da temperatura, sendo que no fim de semana o aviso irá subir a laranja em alguns destes mesmos distritos.
De acordo com o IPMA, o aviso amarelo - o menos grave de uma escala de três - estará ativo a partir das 12h00 de sexta-feira em Faro, Beja, Setúbal e Lisboa, evoluindo para laranja (o segundo mais grave) em Setúbal e Lisboa a partir de sábado, prolongando-se pelo menos até às 00h00 de domingo, dia 6 de agosto.
No distrito de Lisboa, além do tempo quente, o vento já tinha feito o IPMA ativar a partir das 12h00 desta quinta-feira o aviso amarelo, mantendo-se pelo menos até ao final do dia (21h00).
A persistência de valores elevados da temperatura levou o IPMA a colocar também com aviso amarelo os distritos de Évora, Portalegre, Santarém, Leiria e Castelo Branco a partir das 12h00 de sábado, prolongando-se até às 00h00 de domingo.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
