Homepage
- Em termos individuais, dos oito competidores portugueses que viajaram até Valdoviño, sete alcançaram medalhas.
-
-
Terminou esta sexta-feira o Europeu de Surf Adaptado, que decorreu durante a semana na localidade espanhola de Valdoviño. Depois de na véspera, a Seleção Nacional ter arrecadado cinco medalhas, duas delas de ouro graças aos títulos conquistados por Marta Paço e Camilo Abdula, a equipa lusa alcançou o vice-título europeu coletivo no dia final.
Só a vizinha Espanha, que teve atletas a competir em todas as categorias, superou a turma portuguesa. “Fomos vice-campeões europeus, com uma prestação coletiva excelente. Não houve grandes falhas e hoje conquistámos mais duas medalhas, com o Afonso e o Pedro, fechando a participação com chave de ouro. Agora é refletir e ver a melhor equipa para o Mundial, com perspetivas boas e muita motivação. Este Europeu foi, também, uma excelente preparação para o Mundial, onde tentaremos obter mais medalhas para Portugal", disse o selecionador nacional Tiago Prieto em comunicado oficial da Federação Portuguesa de Surf.
No último dia de prova, Afonso Faria e Pedro Palma competiram na final da categoria Prone 2, onde obtiveram a terceira e quarta posições, respetivamente. Contas feitas dos oito para surfistas portugueses que viajaram até Valdoviño, sete deles foram medalhados: ouro para Marta Paço e Camilo Abdula, prata para Hugo Madruga, dois bronzes por Hugo Rocha e Afonso Faria e dois cobres através de Tomás Freitas e Pedro Palma. O único elemento não medalhado foi Lucas Borges.
No balanço final à participação no Europeu, João Aranha, presidente da Federação Portuguesa de Surf, mostrou-se satisfeito com a prestação obtida no país vizinho.
“Este Europeu foi uma prova bastante dura, mas que nos correu muito bem. As apostas da Federação foram cumpridas, com inclusão de alguns atletas a quem decidimos dar uma oportunidade, numa equipa ligeiramente diferente. Estão todos de parabéns. Permite-nos sonhar com outras participações a nível internacional, pelo que estamos já a tentar reunir verbas para ir ao Mundial em novembro, na Califórnia", disse o responsável federativo.
Recorde-se que a edição de 2023 do Mundial ISA de Surf Adaptado terá lugar na icónica Huntington Beach entre os dias 5 e 11 de novembro.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaDR/FPS
-
FonteRedação
