Homepage
- Em termos individuais, Guilherme Ribeiro e Mafalda Lopes são os novos campeões da Europa de surf.
-
-
O derradeiro dia de competição do Eurosurf 2023 foi de glória para Portugal. Esta quinta-feira em Santa Cruz, a Seleção Nacional sagrou-se campeã europeia de surf, sucedendo à Itália e recuperando um título continental que já escapava desde 2017.
A competir em casa, o conjunto orientado por David Raimundo partiu para o dia das finais no segundo posto da classificação coletiva e com quatro atletas ainda em prova, face aos seis da congénere espanhola, então líder do ranking.
Uma jornada quase perfeita permitiu à equipa lusa ultrapassar a vizinha Espanha, deixando 'nuestros hermanos' com o vice-título europeu. Neste dia das finais, Portugal arrecadou em termos individuais um total de quatro medalhas, duas de ouro e as restantes de prata. A turma portuguesa foi a única a conseguir medalhas nas quatro finais realizadas (surf e longboard).
Nas ondas de Santa Cruz, o dia começou com António Dantas e Raquel Bento a conquistarem a prata em longboard, disciplina onde os novos campeões europeus são os ingleses Ben Skinner e Emily Curry.
Depois, no surf, vieram os saborosos e cruciais triunfos de Mafalda Lopes e Guilherme Ribeiro. Vinda das repescagens, Mafalda superiorizou-se na final ibérica às três adversárias espanholas (Lucia Machado, Annette Gonzalez-Etxabarri e Leticia Bilbao).
O remate final foi dado por Guilherme Ribeiro. No heat de todas as decisões, o vigente campeão nacional Open derrotou o irlandês Geaorid McDaid, o espanhol Luiz Diaz e o neerlandês Beyrick de Vries, selando assim o título coletivo europeu para Portugal.
“Foi um campeonato difícil e por isso ainda mais saboroso. Sabíamos que Espanha era a grande candidata, mas também estávamos conscientes do nosso potencial. As coisas não nos correram bem no início, mas conseguimos estabilizar. Ontem, sofremos grandes percalços com as eliminações da Gabriela Dinis e do Guilherme Fonseca, mas reagrupámos e sabíamos que para termos hipóteses tínhamos de ter um dia praticamente perfeito. Felizmente foi o que aconteceu. É um orgulho enorme liderar esta equipa que soube ser um grupo forte, solidário e unido. É um dos momentos mais altos da minha carreira como treinador", disse o selecionador nacional David Raimundo em comunicado oficial da Federação Portuguesa de Surf (FPS).
Já João Aranha, presidente da FPS, afirmou que este foi um "campeonato duríssimo e foi lutar até ao fim. Temos uma equipa fortíssima, tanto os atletas como os técnicos. É evidente que tivemos algumas situações polémicas de julgamento, mas Portugal levou a luta até ao fim e ganhou o campeonato quase na última onda. Isto prova que estamos a conseguir trabalhar, vamos ter bolsas olímpicas para os vencedores. Desengane-se quem pensa que o campeonato europeu é fácil, pois nunca foi e este ano ainda mais difícil. Tivemos uma Espanha fortíssima que conseguimos ultrapassar 'na curva' no último dia. Esta equipa é uma amostra do futuro do surf nacional e isso enche-nos de alegria".
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaFPS
-
FonteRedação
