Homepage
- O bicampeão nacional Open de surf será o único surfista europeu em prova.
-
-
Está a chegar mais uma edição da Rip Curl Cup Padang Padang, famoso evento tubular que este ano celebra o 20º aniversário.
A prova indonésia, que faz parte do calendário de eventos especiais da World Surf League (WSL), vai disputar-se no melhor dia de tubos do próximo mês de agosto na famosa esquerda de Padang, na ilha de Bali.
No passado domingo, teve lugar a cerimónia de abertura do campeonato. Momento em que foram revelados os nomes dos 24 surfistas convidados, 16 homens e 8 mulheres. Face à edição transata, temos como novidades a ausência de trials e o facto de ter sido criada uma prova exclusivamente feminina.
À semelhança do que ocorreu em 2022, teremos novamente presença portuguesa na histórica Rip Curl Cup Padang Padang. Desta feita não será Nic von Rupp, que alcançou o quinto posto na última edição, mas sim Miguel Blanco, outro caçador de tubos à volta do globo.
O bicampeão nacional Open de surf (2018 e 2019), que será o único europeu em ação, esteve presente na cerimónia de abertura. Entre os convidados internacionais, Blanco junta-se a nomes que dispensam grandes apresentações.
Destaque desde logo para a inclusão dos antigos top mundiais Kolohe Andino e Taj Burrow, que têm a companhia de Nathan Hedge, Mason Ho e Koa Smith. O lote de competidores internacionais fica completo com o jovem Dylan Wilcoxen, que tem apenas 15 aninhos, e pelo campeã em título, o havaiano Clay Marzo.
Do lado indonésio, o maior destaque vai naturalmente para Mega Semadhi, que já venceu a Rip Curl Cup Padang Padang por duas ocasiões. Mega vai ter a companhia de Made 'Bol' Adi Putra, Mega Artana, Mustofa Jeksen, Raditya Rondi, Tommy Sobry, Agus 'Dag Dag' Sumertayasa e Garut Widiarta.
Para além da divulgação do nome dos surfistas, o organização revelou o alinhamento das baterias. Na prova masculina, os surfistas vão competir em formato round robin, sendo que cada tube rider entrará na água duas vezes. No total irão ser disputados 8 heats. No final, cada surfista irá contar com as suas duas melhores ondas para ter um score combinado.
Na primeira ronda, Miguel Blanco vai estar em ação na segunda bateria, dividindo o lineup com Nathan Hedge e os locais Mega Semadhi e Raditya Rondi. Na ronda seguinte, Miguel entrará em ação logo na bateria inaugural, juntamente com o trio indonésio Mega Artana, Mustofa Jeksen e Made Adi Putra.
No setor feminino, predomina a juventude. A lista de surfistas convidadas é encabeçada por Erin Brooks, que o ano passado com apenas 15 anos competiu junto dos homens e alcançou um incrível terceiro lugar.
A jovem australiana Sierra Kerr é outras das figuras de proa, assim como Sky Brown. Skater/surfista, a britânica é um dos maiores nomes do desporto de ação em todo o mundo e já este ano participou no QS de Krui. A australiana Ziggy Mackenzie e as indonésias Kailani Jonhson, Taina Izquierdo, Jasmine Studer e Lidia Kato serão as restantes competidoras.
O período de espera da Rip Curl Cup Padang Padang estende-se de 1 a 31 de agosto. Porém, já esta semana poderá ser dada luz verde, com o famoso slogan 'It's ON When It's ON'.
A organização está a monitorizar de perto o potencial do swell tubular previsto para a próxima sexta-feira, dia 4 de agosto.
Surfistas internacionais:
Kolohe Andino
Miguel Blanco
Taj Burrow
Nathan Hedge
Mason Ho
Clay Marzo
Koa Smith
Dylan WilcoxenSurfistas indonésios:
Made "Bol" Adi Putra
Mega Artana
Mustofa Jeksen
Raditya Rondi
Mega Semadhi
Tommy Sobry
Agus “Dag Dag” Sumertayasa
Garut WidiartaSurfistas femininas:
Erin Brooks
Lidia Kato
Ziggy Mackenzie
Jasmine Studer
Sierra Kerr
Kailani Johnson
Sky Brown
Taina IzquierdoAtravés da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaRip Curl
-
FonteRedação
