Homepage
- Neste momento, a equipa das quinas tem metade dos surfistas em prova nas repescagens.
-
-
O terceiro dia de competição nas ondas de La Bocana e El Sunzal, em El Salvador, não "foi feliz" para a Seleção Nacional de Surf, conforme confidenciou o selecionador David Raimundo.
Pelo segundo dia consecutivo no Mundial ISA, Portugal teve surfistas a caírem nas repescagens, onde qualquer derrota já dita a eliminação do evento no qual estão em jogo vagas para os Jogos Olímpicos de Paris'2024. Contas feitas, neste momento, a equipa das quinas tem metade dos surfistas em prova nas repescagens.
A Guilherme Ribeiro, juntaram-se Yolanda Hopkins e Teresa Bonvalot, vice-campeã mundial e terceira classificada do Mundial ISA de 2021, que foi realizado em... El Salvador.
Teresa foi relegada para as repescagens, depois de não ter ido além do terceiro posto na segunda bateria da ronda 2, com o score combinado de 8,77 pts. As também europeias Rachel Presti (10,03 pts) e a espanhola Garazi Sanchez-Ortun (9,67 pts) seguiram no quadro principal.
Por sua vez, Yolanda Hopkins também foi terceira classificada na 18ª e última bateria da ronda 2, que foi decidida com pontuações abaixo dos 10,00 pts. Com o score combinado de 6,27 pts, Yo foi superada pela germânica e antiga campeã nacional Camilla Kemp (8,30 pts) e pela argentina Ornela Pellizari (6,80 pts).
Pelo meio, no 14º heat, Francisca Veselko assegurou a passagem à ronda 3 do quadro principal com um triunfo, o único da jornada para as cores nacionais. A vigente campeã mundial Júnior da World Surf League (WSL) fez o score combinado de 11,20 pts, que permitiu bater a peruana Sol Aguirre, a filipina Nibie Blancada e Mia Calderón de Porto Rico.
Na ronda 3, Kika vai surfar no oitavo e penúltimo heat dessa fase. A argentina Ornela Pellizari, a italiana Giada Legati e Candelaria Resano de Nicarágua são as oponentes.
Já na repescagem, onde haverá baterias com a duração de apenas 15 minutos, Teresa Bonvalot e Yolanda Hopkins vão estrear-se na ronda 2. Na segunda bateria, Bonvalot terá pela frente a neozelandesa Saffi Vette, a ucraniana Yuliia Kulish e a belga Rheanna Rosenbaum. Yolanda Hopkins entra em cena no 18º e última heat da ronda, sabendo para já que a australiana Ellie Harrison será uma das três adversárias.
No setor masculino, apenas Guilherme Fonseca vestiu a licra de competição. O medalhado de cobre em 2022 passou à ronda 3 do quadro principal ao assegurar o segundo posto na sua bateria, com o score combinado de 10,64 pts. O israelita Uri Uziel foi o vencedor.
Agora, na luta por um lugar na ronda 4, Gui vai medir forças diante do mexicano Alan Cleland, do irlandês Gearoid McDaid e do nipónico Kanoa Igarashi, que é o atual campeão do mundo ISA.
O dia em El Salvador ficou ainda marcado pela definição dos rivais de Guilherme Ribeiro no heat inaugural da ronda 2 de repescagem. Assim, o vigente campeão nacional Open vai dividir o lineup com o suíço Fantin Habashi, o filipino Philmar Alipayo e Kevin Cortez de Nicarágua.
No habitual balanço da jornada, o selecionador nacional David Raimundo disse, em comunicado oficial da Federação Portuguesa de Surf, que este "não foi um dia feliz para Portugal. A Teresa e a Yolanda vão para a repescagem em heats que estavam perfeitamente ao seu alcance. Num campeonato tão longo não podemos cometer estes erros. Temos outra oportunidade, mas o caminho é mais longo para o restante campeonato. Dito isto, estamos preparados para chegar às finais”.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaISA/Pablo Jimenez
-
FonteRedação
