Homepage
- Os dois surfistas portugueses ainda em prova, Frederico Morais e Francisca Veselko, foram eliminados nas repescagens.
-
-
O penúltimo dia de competição do Mundial ISA de El Salvador marcou o fim da prestação da Seleção Nacional de Surf no certame organizado pela Associação Internacional de Surf (ISA).
Um desfecho que retira assim a possibilidade do conjunto luso arrecadar vagas olímpicas, através dos dois lugares em aberto na região europeia, bem como marcar presença no dia das finais do Mundial, que vai para a água esta quarta-feira.
Neste dia de competição em El Salvador, Frederico Morais e Francisca Veselko eram os únicos surfistas portugueses ainda em prova, ambicionando naturalmente o acesso aos Jogos Olímpicos de Paris'2024.
Para assegurarem a entrada no mega evento, no qual já está Teresa Bonvalot via CT, tanto Kikas como Kika tinham de ser os surfistas europeus mais bem classificados neste Mundial ISA. No entanto, tal não foi possível.
No campo português, a jornada começou com a queda de Veselko do quadro principal ao ficar no terceiro posto na segunda bateria daquela fase. A atual campeã mundial Júnior da World Surf League (WSL) averbou 8,60 pts, num compromisso em que a francesa Johanne Defay (14,33 pts) e a australiana Sophie McCulloch (9,50 pts) seguiram em frente.
Mais tarde, já no terceiro e último heat da ronda 8 de repescagens, Kika não foi além do quarto posto, com o score combinado de 6,76 pts. A campeã nacional Open em 2021 precisava de ter ficado entre as duas primeiras para alimentar o sonho olímpicos, lugares esses que ficaram na posse da costarriquenha Leilani McGonagle e da jovem prodígio canadiana Erin Brooks.
Logo a seguir, tivemos Frederico Morais em ação, com o desfecho a ser o mesmo da compatriota. Numa altura em que já só restavam quatro surfistas europeus em prova, todos eles nas repescagens, Morais foi eliminado na bateria inaugural da nona ronda de repescagens.
A pontuação combinada de 11,73 pts não foi suficiente para Frederico levar a melhor sobre o canadiano Cody Young (12,00 pts) e o francês Kauli Vaast (15,17 pts), que tem estado intratável nesta jornada em que o mar subiu e está bem ao gosto do surfista nascido no Taiti.
Terminada a participação portuguesa no Mundial ISA de El Salvador, a Seleção Nacional de Surf terá nova chance de assegurar vagas para as Olimpíadas de Paris'2024 através do Mundial ISA do próximo ano, a disputar em Porto Rico entre 22 de fevereiro e 2 de março.
Aí, haverá em aberto 5 vagas masculinas e 7 femininas para os melhores surfistas elegíveis já com todos os continentes em jogo e sem qualquer restrição de vagas por continente, bem como 1 vaga masculina e 1 vaga feminina para os melhores países por género, podendo neste caso esses países “furar” a regra de poder levar apenas dois surfistas por género a Paris’2024.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaISA/Pablo Jimenez
-
FonteRedação
