Homepage
- Guilherme Fonseca e Yolanda Hopkins são as primeiras baixas na equipa das quinas.
-
-
E eis que ao quinto dia de competição no Mundial ISA de El Salvador, que disputa-se até à próxima quarta-feira, ocorreram as primeiras eliminações na Seleção Nacional de Surf.
Guilherme Fonseca e Yolanda Hopkins disseram adeus ao certame nas rondas de repescagens. Repescagens essas para onde caiu Frederico Morais, enquanto Teresa Bonvalot e Guilherme Ribeiro avançaram. Francisca Veselko, o único elemento de Portugal que permanece no quadro principal do evento, não surfou no passado domingo.
A primeira eliminação na equipa lusa foi de Yolanda Hopkins. Tudo aconteceu no oitavo heat da ronda 3 das repescagens, onde Yo não foi além do quarto posto.
Com uma onda de 6,07 pts, à atual campeã europeia da World Surf League ficou a faltar um backup mais robusto para seguir em frente num evento no qual foi vice-campeã mundial em 2021, curiosamente em El Salvador. Desta forma, a surfista algarvia terminou com o score combinado de 8,14 pts na bateria em que a espanhola Nadia Erostarbe (13,66 pts) e a argentina Lucia Indurain (9,00 pts) seguiram em frente.
Nesta mesma ronda 3 das repescagens no setor feminino, mais concretamente na segunda bateria a ser colocada na água, Teresa Bonvalot assegurou a passagem à fase seguinte ao obter o segundo posto. Teresa fez o score combinado de 11,30 pts, sendo apenas batida pela italiana Indiana Ferri (11,80 pts). Na ronda seguinte, Bonvalot vai estar no heat inaugural. As adversárias são a chinesa Yaomei Wu, a nipónica e antiga campeã mundial Júnior da WSL Mahine Maeda e a mexicana Shelby Detmers.
No setor masculino, Guilherme Fonseca foi afastado na ronda 4 das repescagens. No 11º heat dessa fase, Gui foi batido pelo neozelandês Kehu Butler (14,04 pts) e o costarriquenho Malakai Martinez (13,33 pts). Medalhado de cobre no último Mundial ISA, o surfista de Peniche não foi além dos 9,47 pts de pontuação combinada, terminando a bateria no terceiro posto.
Sorte diferente teve o outro Guilherme, no caso Ribeiro. O atual campeão nacional Open ultrapassou três rondas das repescagens, sendo que em duas dessas baterias saiu vencedor. Foram as únicas vitórias portuguesas na longa jornada realizada. Agora, na ronda 5, Gui vai defrontar o uruguaio Marco Giorgi e os antigos tops mundiais Aritz Aranburu e Joan Duru, este último também campeão mundial ISA em 2021.
Já Frederico Morais foi relegado para as repescagens após ter sido quarto classificado no primeiro heat da ronda 4 do quadro principal. Kikas somou 8,93 pts, numa bateria em que o japonês Rio Inaba (13,17 pts) venceu e o canadiano Cody Young (11,00 pts) também garantiu o apuramento para a fase seguinte. O mexicano Sebastián Hernandez (10,70 pts) acompanhou Frederico na ida para as repescagens. Morais volta a entrar em cena na sexta ronda das repescagens. Neste momento, apenas sabe que o nipónico Taichi Wakita será um dos oponentes.
No habitual balanço do dia de competição, o selecionador nacional David Raimundo, em comunicado oficial da Federação Portuguesa de Surf, não escondeu que este "foi um dia duro pelas eliminações da Yolanda Hopkins e da Guilherme Fonseca, bem como pela passagem do Kikas às repescagens. No caso da Yolanda, não conseguiu surfar uma onda nos primeiros minutos do heat e acabou por perder a precisar de uma onda de dois pontos. Apanhou um segundo depois do toque. No caso do Guilherme Fonseca, os adversários começaram muito forte e ele não conseguiu recuperar".
Apesar das baixas verificadas nas ondas de El Sunzal e La Bocana, o responsável técnico assegura que permanecem "intactos os objetivos de qualificação para os Jogos Olímpicos".
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaISA/Jersson Barboza
-
FonteRedação
