Homepage
- A grande surpresa do dia foi a eliminação de Gabriela Dinis, que chegou aos Açores no topo do ranking feminino em ex aequo com Kika Veselko.
-
-
Esta sexta-feira, arrancou o Allianz Ribeira Grande Pro, a quarta e penúltima etapa da Liga MEO Surf de 2023, competição que define os títulos máximos do surf nacional.
Na Praia do Monte Verde, o local escolhido para o evento deste ano, houve lugar à realização das rondas inaugurais dos setores masculino e feminino. Os melhores surfistas portugueses mediram forças numa jornada inevitavelmente marcada pelo mar pequeno, que produziu algumas surpresas.
Entre os homens, Guilherme Fonseca foi o principal destaque ao efetuar as duas melhores ondas do dia, uma delas com nota de excelência (8,00 pts), a que juntou outra de 7,25 pts. Assim, o vice-campeão do Allianz Ribeira Grande Pro em 2022 construiu o melhor score combinado do evento até ao momento, com 15,25 pts.
Eduardo Fernandes, que já venceu na Ribeira Grande em 2008, foi outro dos surfistas em evidência, com o segundo melhor score do dia (12,35 pts). Halley Batista, Luís Perloiro e Francisco Almeida também se adaptaram bem às condições, efetuando scores na casa dos 11,00 pts. Já o atual líder do ranking nacional, Vasco Ribeiro, também entrou a vencer na Praia do Monte Verde.
Neste dia inaugural do Allianz Ribeira Grande Pro também ficou desde já definido o vencedor do prémio Ribeira Grande Best Surfer, que distingue o melhor surfista açoriano do evento. Francisco Benjamim arrecadou o prémio, uma vez que passou à segunda ronda, enquanto o conterrâneo Jácome Correia não evitou a derrota de primeira.
Na prova feminina, Carolina Mendes deu continuidade ao bom momento trazido do Allianz Ericeira Pro, onde venceu, fazendo a melhor onda e score combinado da ronda, com 6,00 pts e 11,00 pts, respetivamente.
A vice-campeã em Ribeira d'Ilhas, Camilla Kemp, também teve estreia positiva, com o segundo melhor score combinado do dia (9,55 pts).
A grande surpresa da ronda inaugural foi a eliminação precoce de Gabriela Dinis, que chegou aos Açores empatada no topo do ranking com Francisca Veselko, igualmente apurada para a ronda 2 e sem ter de surfar devido à ausência de uma das adversárias, no caso Carlota Chaveiro.
Gaby não se conseguiu encontrar com o mar, acabando derrotada pela dupla da Caparica, Mafalda Lopes (1ª) e Sofia Matos (2ª). Quem também está fora é Maria Salgado, vice-campeã do Allianz Ribeira Grande Pro de 2022.
Para este sábado, na Praia do Monte Verde, a chamada está marcada para as 8h00 (9h00 hora de Portugal continental).Agenda do Allianz Ribeira Grande Pro (sujeito a alterações / horário local Açores):
2º dia – sábado, 24 de junho08H00 – Call do segundo dia de competição
16h00 – Sunset Party Corona & Somersby
3º dia – domingo, 25 de junho07h00 – Call terceiro dia de competição (por confirmar)
13h00 – Go Chill Expression feminina e masculina (por confirmar)
14h00 – Finais do Allianz Ribeira Grande Pro (por confirmar)
15h00 – Entrega de prémios do Allianz Ribeira Grande Pro Pro (por confirmar)Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaJorge Matreno/ANSurfistas
-
FonteRedação
