Homepage

  • Frederico Morais e Kika Veselko são os resistentes da seleção lusa no quadro principal do Mundial ISA
    04 junho 2023
    arrow
    arrow
  • Medalhado de cobre em 2022, Guilherme Fonseca foi relegado para as repescagens.
  • Depois de um dia que não "foi feliz" no Mundial ISA de El Salvador, que celebra-se até à próxima quarta-feira, dia 7 de junho, a Seleção Nacional de Surf viveu um sábado "quase perfeito" nas palavras do selecionador David Raimundo.

    No quarto dia de competição nas ondas de La Bocana e El Sunzal, a equipa das quinas teve Frederico Morais e Francisca Veselko a darem continuidade à sua presença no quadro principal, enquanto Teresa Bonvalot e Yolanda Hopkins avançaram nas repescagens.

    O único senão foi a queda de Guilherme Fonseca para as repescagens, numa jornada em que Guilherme Ribeiro não vestiu a licra de competição, ele que também já foi relegado para as repescagens.

    Com a prova a entrar na segunda metade, Portugal ainda não registou qualquer eliminação em El Salvador, não obstante, ter já quatro dos seis surfistas em prova nas repescagens, onde a derrota dita a saída do evento em que estão em jogo vagas para os Jogos Olímpicos de Paris'2024.

    No setor masculino, Frederico Morais garantiu o apuramento para a ronda 4 do quadro principal, fruto de ter alcançado o segundo posto na segunda bateria da ronda 3. Kikas anotou o score combinado de 10,40 pts, tendo sido apenas batido pelo neozelandês Billy Stairmand (10,93 pts), enquanto o britânico Stanley Norman e o uruguaio Sebastian Olarte caíram para as repescagens.

    Sorte diferente teve Guilherme Fonseca. O medalhado de cobre no último Mundial ISA foi atirado para as repescagens, depois de não ter ido além do quarto posto na 12ª e última bateria da ronda 3. Gui fez o magro score combinado de 4,46 pts, num heat em que o mexicano Alan Cleland (11,23 pts) e o atual campeão do mundo ISA Kanoa Igarashi (11,33 pts) seguiram em frente.

    Na quarta ronda, Frederico Morais vai estar em ação logo na primeira bateria. O canadiano Cody Young, o japonês Reo Inaba e o mexicano Sebastián Hernández são os adversários.

    Quanto a Guilherme Fonseca irá começar o seu percurso nas repescagens na ronda 4. O mano do bodyboarder Daniel Fonseca está inserido no 11º heat dessa fase e já sabe que o neozelandês Keo Butler é um dos oponentes. Falta definir os restantes dois adversários. 

    Na prova feminina, Kika Veselko também já está na quarta ronda do quadro principal após ter vencido o seu compromisso da ronda 3, com o score combinado de 11,56 pts, deixando nas posições seguintes Candelaria Resano de Nicarágua, a argentina Ornela Pellizari e a transalpina Giada Legati. 

    Kika, que leva por vitórias os três heats já realizados neste Mundial ISA, irá agora defrontar a peruana Sol Aguirre e a neozelandesa e antiga top mundial Paige Hareb na sexta bateria da ronda 4.

    Nas repescagens, Teresa Bonvalot e Yolanda Hopkins estão apuradas para a ronda 3. Bonvalot venceu a sua bateria com a pontuação combinada de 9,00 pts. Na próxima fase, a atual campeã nacional Open vai surfar no segundo heat, onde dividirá o lineup com a chilena Estela Lopez, a italiana Indiana Ferri e a colombiana Isabella Gomez.

    Já Yolanda Hopkins passou à ronda 3 na sequência de ter sido segundo classificada na 18ª e última bateria da ronda 2. A primeira diplomada da história olímpica do surf fez um score robusto (15,27 pts), mas viu a júnior australiana Ellie Harrison plasmar 17,67 pts, conseguindo assim arrecadar a vitória e igualar a pontuação combinada mais elevada de todo o Mundial, até ao momento. Agora, Yo vai medir forças com a espanhola Nadia Erostarbe, a filipina Nibie Blancada e a argentina Lucia Indurain.

    Em comunicado oficial da Federação Portuguesa de Surf, o selecionador nacional David Raimundo afirmou que este foi um "dia positivo. Só não foi perfeito porque o Guilherme Fonseca não encontrou as ondas no seu heat. A Francisca Veselko e o Frederico Morais surfaram muito bem e continuam no quadro principal, enquanto a Teresa e Yolanda deram uma boa resposta nas repescagens. Vamos entrar na fase decisiva. Não podemos falhar mas, repito, hoje foi quase perfeito. Todos estão a surfar bem. É uma questão de encontrar as ondas boas e continuar a progredir na competição." 

     

     

     

    Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.

    Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • praia
  • mar
  • Surf
  • FPS
  • Federação Portuguesa de Surf
  • Competição
  • Mundial ISA
  • frederico morais
  • Francisca Veselko
  • Yolanda Hopkins
  • Teresa Bonvalot
  • Guilherme Fonseca
  • Guilherme Ribeiro
  • Fotografia
    ISA/Pablo Jimenez
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
setembro 28
Voluntários recolhem 112 kg de resíduos na Praia do Samouco
setembro 28
O verão no outono: temperaturas podem atingir os 37ºC nos próximos dias
setembro 28
Skaters internacionais deram show na maior vert ramp da Europa
setembro 28
Formação de Surf-Salva da SOBRASA visita Portugal em outubro
setembro 28
Verónica Silva na final de SUP Race Técnico do Mundial ISA
setembro 28
Kika Veselko e a Liga MEO Surf 2023: 'É difícil dizer que tive pontos negativos'
setembro 27
Filipa Broeiro conquista etapa canária do Europeu de Bodyboard