Homepage

  • Frederico Morais e Kika Veselko são os resistentes da seleção lusa no quadro principal do Mundial ISA
    04 junho 2023
    arrow
    arrow
  • Medalhado de cobre em 2022, Guilherme Fonseca foi relegado para as repescagens.
  • Depois de um dia que não "foi feliz" no Mundial ISA de El Salvador, que celebra-se até à próxima quarta-feira, dia 7 de junho, a Seleção Nacional de Surf viveu um sábado "quase perfeito" nas palavras do selecionador David Raimundo.

    No quarto dia de competição nas ondas de La Bocana e El Sunzal, a equipa das quinas teve Frederico Morais e Francisca Veselko a darem continuidade à sua presença no quadro principal, enquanto Teresa Bonvalot e Yolanda Hopkins avançaram nas repescagens.

    O único senão foi a queda de Guilherme Fonseca para as repescagens, numa jornada em que Guilherme Ribeiro não vestiu a licra de competição, ele que também já foi relegado para as repescagens.

    Com a prova a entrar na segunda metade, Portugal ainda não registou qualquer eliminação em El Salvador, não obstante, ter já quatro dos seis surfistas em prova nas repescagens, onde a derrota dita a saída do evento em que estão em jogo vagas para os Jogos Olímpicos de Paris'2024.

    No setor masculino, Frederico Morais garantiu o apuramento para a ronda 4 do quadro principal, fruto de ter alcançado o segundo posto na segunda bateria da ronda 3. Kikas anotou o score combinado de 10,40 pts, tendo sido apenas batido pelo neozelandês Billy Stairmand (10,93 pts), enquanto o britânico Stanley Norman e o uruguaio Sebastian Olarte caíram para as repescagens.

    Sorte diferente teve Guilherme Fonseca. O medalhado de cobre no último Mundial ISA foi atirado para as repescagens, depois de não ter ido além do quarto posto na 12ª e última bateria da ronda 3. Gui fez o magro score combinado de 4,46 pts, num heat em que o mexicano Alan Cleland (11,23 pts) e o atual campeão do mundo ISA Kanoa Igarashi (11,33 pts) seguiram em frente.

    Na quarta ronda, Frederico Morais vai estar em ação logo na primeira bateria. O canadiano Cody Young, o japonês Reo Inaba e o mexicano Sebastián Hernández são os adversários.

    Quanto a Guilherme Fonseca irá começar o seu percurso nas repescagens na ronda 4. O mano do bodyboarder Daniel Fonseca está inserido no 11º heat dessa fase e já sabe que o neozelandês Keo Butler é um dos oponentes. Falta definir os restantes dois adversários. 

    Na prova feminina, Kika Veselko também já está na quarta ronda do quadro principal após ter vencido o seu compromisso da ronda 3, com o score combinado de 11,56 pts, deixando nas posições seguintes Candelaria Resano de Nicarágua, a argentina Ornela Pellizari e a transalpina Giada Legati. 

    Kika, que leva por vitórias os três heats já realizados neste Mundial ISA, irá agora defrontar a peruana Sol Aguirre e a neozelandesa e antiga top mundial Paige Hareb na sexta bateria da ronda 4.

    Nas repescagens, Teresa Bonvalot e Yolanda Hopkins estão apuradas para a ronda 3. Bonvalot venceu a sua bateria com a pontuação combinada de 9,00 pts. Na próxima fase, a atual campeã nacional Open vai surfar no segundo heat, onde dividirá o lineup com a chilena Estela Lopez, a italiana Indiana Ferri e a colombiana Isabella Gomez.

    Já Yolanda Hopkins passou à ronda 3 na sequência de ter sido segundo classificada na 18ª e última bateria da ronda 2. A primeira diplomada da história olímpica do surf fez um score robusto (15,27 pts), mas viu a júnior australiana Ellie Harrison plasmar 17,67 pts, conseguindo assim arrecadar a vitória e igualar a pontuação combinada mais elevada de todo o Mundial, até ao momento. Agora, Yo vai medir forças com a espanhola Nadia Erostarbe, a filipina Nibie Blancada e a argentina Lucia Indurain.

    Em comunicado oficial da Federação Portuguesa de Surf, o selecionador nacional David Raimundo afirmou que este foi um "dia positivo. Só não foi perfeito porque o Guilherme Fonseca não encontrou as ondas no seu heat. A Francisca Veselko e o Frederico Morais surfaram muito bem e continuam no quadro principal, enquanto a Teresa e Yolanda deram uma boa resposta nas repescagens. Vamos entrar na fase decisiva. Não podemos falhar mas, repito, hoje foi quase perfeito. Todos estão a surfar bem. É uma questão de encontrar as ondas boas e continuar a progredir na competição." 

     

     

     

    Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.

    Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • praia
  • mar
  • Surf
  • FPS
  • Federação Portuguesa de Surf
  • Competição
  • Mundial ISA
  • frederico morais
  • Francisca Veselko
  • Yolanda Hopkins
  • Teresa Bonvalot
  • Guilherme Fonseca
  • Guilherme Ribeiro
  • Fotografia
    ISA/Pablo Jimenez
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
outubro 03
Nevoeiro impediu conclusão da etapa de Leça do Nacional de Bodyboard
setembro 29
Três distritos sob aviso amarelo até domingo devido ao calor
setembro 30
Federação Portuguesa de Nadadores-Salvadores alerta para 'alto risco de afogamento'
outubro 01
Seleção Nacional de SUP termina Mundial ISA em 17º
setembro 29
Mundial ISA: João Olim obtém 6º lugar em SUP Race Técnico Júnior
setembro 29
Global Wave Conference 2023 arranca segunda-feira em Peniche
setembro 28
Verónica Silva na final de SUP Race Técnico do Mundial ISA