Homepage

  • Cascais Boogie Chicks 2023: festa do bodyboard feminino acontece em outubro e com prova internacional
    30 junho 2023
    arrow
    arrow
  • Fotografia
    União das Freguesias de Carcavelos e Parede
  • Fonte
    Redação
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Esta será a 19ª edição da iniciativa impulsionada por Catarina Sousa, que pretende fazer deste um "evento único e inesquecível".
  • O Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal, em São Pedro do Estoril, foi o local escolhido para a realização da conferência de imprensa de apresentação do evento Cascais Boogie Chicks 2023, na tarde da passada quinta-feira.

    Este trata-se de um evento de bodyboard 100% feminino que terá lugar na Praia de Carcavelos de 13 a 15 de outubro, naquela que será a 19ª edição da iniciativa. A primeira teve lugar em 2005, sendo que pelo meio houve anos que não se realizou devido à falta de apoios e mais recentemente por causa da pandemia. 

    Com organização a cargo da Aqua Carca e o apoio da Câmara Municipal de Cascais, entre outras entidades, o evento irá combinar duas vertentes do bodyboard.

    A formação, através das já tradicionais aulas para todas as idades e níveis, mas também haverá espaço para a vertente competitiva internacional pela primeira vez na história do evento. Isto porque o Cascais Boogie Chicks 2023 integra o calendário do circuito europeu de bodyboard.

    Em ação nas ondas de Carcavelos, teremos a categoria Open, bem como a categoria Júnior, que terá a campeã continental coroada neste evento.

    Paralelamente, haverá ainda a iniciativa 'Conversas movidas a sal e água'. As convidadas serão mulheres que são exemplos e referências tanto no mundo do desporto quanto nas suas vidas pessoais. Estas vão partilhar as suas histórias de superação e inspirar outras mulheres.

    "Vamos fazer do Cascais Boogie Chicks 2023 um evento único e inesquecível para todas as miúdas novas ou velhas. Queremos transmitir às crianças, raparigas e mulheres toda a paixão que temos por este desporto. Quem fiquem tão apaixonadas por este desporto como nós", disse Catarina Sousa, a grande impulsionadora deste evento.

    "Que acima de tudo, qualquer rapariga que aqui passe seja uma mulher ativa e sonhadora, isso para nós é o mais importante. O desporto é o meio para chegarmos a uma idade mais avançada de forma saudável. Queremos fomentar a prática desportiva", afirmou uma das mentoras da Boogie Chicks, aquela que foi a primeira escola de bodyboard feminino a ser lançada no mundo.

    "Com este evento queremos ser a referência no cenário do bodyboard mundial feminino. Não só como organizadores, mas com a vertente de formação desportiva. Temos um evento feminino que já acontece no Brasil e pertence ao circuito mundial, esse é o nosso próximo sonho. Queremos criar a excelência desportiva. Vamos realizar o maior evento de sempre. Também queremos promover a sustentabilidade ambiental e aumentar a visibilidade do bodyboard e do desporto feminino", concluiu a pluricampemã nacional de bodyboard e vice-campeã mundial Master em 2022. 

    Por sua vez, Marcelo Branco, presidente da Aqua Carca, diz estar "confiante e convencido" de que o Cascais Boogie Chicks 2023 "vai ser um sucesso".

    Já Nuno Alves, presidente da União das Freguesias de Carcavelos e Parede, considera este um "evento audaz", sublinhando que "este tipo de provas vem sempre acrescentar alguma coisa" e que "Carcavelos tem condições fantásticas para proporcionar um espetáculo de bodyboard". 

    Para Ana Cristina Branco, chefe da divisão de Desporto da Câmara Municipal de Cascais, esta é uma iniciativa que "representa o empoderamento das mulheres" e que vai "marcar o futuro de meninas, mulheres e também dos homens".

    Naqueles dias em Carcavelos, uma das bodyboarders que estará em ação é a consagrada Joana Schenker, que também esteve presente na conferência de imprensa, ainda que remotamente.

    "Acho que para já faz todo o sentido este evento ser feito na zona de Lisboa. Acredito que é a zona do país com mais mulheres a praticar bodyboard regularmente e já com grandes atletas. É uma oportunidade para aproximar as bodyboarders mais novas e a pessoas que não costumam competir na praia delas", disse a bodyboarder algarvia. 

    "Sei que o circuito europeu não vai ser fácil de fazer na totalidade, pois há provas que vão coincidir com o Mundial e nesse caso vou optar por essa competição. Espero obter o melhor resultado possível neste campeonato. Estou com muita vontade de voltar a competir em Carcavelos porque já há alguns anos que não faço ali uma prova", disse a campeã mundial de bodyboard em 2017.

    Outra bodyboarder presente na apresentação foi Rita Pires, uma das grandes referências do bodyboard feminino português.

    Para a 11 vezes campeã nacional, que esta época já venceu uma etapa do Circuito Nacional aos 44 anos de idade, o facto deste ser um evento 100% feminino faz que com tenha "outro brilho e outra emoção", uma vez que assim as mulheres têm a possibilidade de "competir nas melhores condições".

     

     

     

    Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.

    Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • praia
  • mar
  • bodyboard
  • Câmara Municipal de Cascais
  • Escola Boogie Chicks
  • Cascais Boogie Chicks 2023
  • Portugal
  • Aqua Carca
  • Catarina Sousa
  • Praia de Carcavelos
  • Fotografia
    União das Freguesias de Carcavelos e Parede
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
novembro 30
Os primos que levaram São Tomé e Príncipe ao Mundial ISA Júnior do Brasil
novembro 30
Mariana Rocha Assis vítima de assédio com fotos de nudez geradas pela... inteligência artificial
novembro 30
Nic von Rupp novamente convidado para o The Eddie Aikau Big Wave Invitational
novembro 30
Matosinhos Surf School Cup 2023 com regresso marcado para sábado
novembro 29
Portugal regista primeira eliminação no Mundial ISA Júnior do Brasil
novembro 28
Portugal segue sem baixas no Mundial ISA Júnior 2023
novembro 29
Jornada agridoce para Portugal na Macumba das ondas pequenas