Homepage
- Esta será a 19ª edição da iniciativa impulsionada por Catarina Sousa, que pretende fazer deste um "evento único e inesquecível".
-
-
O Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal, em São Pedro do Estoril, foi o local escolhido para a realização da conferência de imprensa de apresentação do evento Cascais Boogie Chicks 2023, na tarde da passada quinta-feira.
Este trata-se de um evento de bodyboard 100% feminino que terá lugar na Praia de Carcavelos de 13 a 15 de outubro, naquela que será a 19ª edição da iniciativa. A primeira teve lugar em 2005, sendo que pelo meio houve anos que não se realizou devido à falta de apoios e mais recentemente por causa da pandemia.
Com organização a cargo da Aqua Carca e o apoio da Câmara Municipal de Cascais, entre outras entidades, o evento irá combinar duas vertentes do bodyboard.
A formação, através das já tradicionais aulas para todas as idades e níveis, mas também haverá espaço para a vertente competitiva internacional pela primeira vez na história do evento. Isto porque o Cascais Boogie Chicks 2023 integra o calendário do circuito europeu de bodyboard.
Em ação nas ondas de Carcavelos, teremos a categoria Open, bem como a categoria Júnior, que terá a campeã continental coroada neste evento.
Paralelamente, haverá ainda a iniciativa 'Conversas movidas a sal e água'. As convidadas serão mulheres que são exemplos e referências tanto no mundo do desporto quanto nas suas vidas pessoais. Estas vão partilhar as suas histórias de superação e inspirar outras mulheres.
"Vamos fazer do Cascais Boogie Chicks 2023 um evento único e inesquecível para todas as miúdas novas ou velhas. Queremos transmitir às crianças, raparigas e mulheres toda a paixão que temos por este desporto. Quem fiquem tão apaixonadas por este desporto como nós", disse Catarina Sousa, a grande impulsionadora deste evento.
"Que acima de tudo, qualquer rapariga que aqui passe seja uma mulher ativa e sonhadora, isso para nós é o mais importante. O desporto é o meio para chegarmos a uma idade mais avançada de forma saudável. Queremos fomentar a prática desportiva", afirmou uma das mentoras da Boogie Chicks, aquela que foi a primeira escola de bodyboard feminino a ser lançada no mundo.
"Com este evento queremos ser a referência no cenário do bodyboard mundial feminino. Não só como organizadores, mas com a vertente de formação desportiva. Temos um evento feminino que já acontece no Brasil e pertence ao circuito mundial, esse é o nosso próximo sonho. Queremos criar a excelência desportiva. Vamos realizar o maior evento de sempre. Também queremos promover a sustentabilidade ambiental e aumentar a visibilidade do bodyboard e do desporto feminino", concluiu a pluricampemã nacional de bodyboard e vice-campeã mundial Master em 2022.
Por sua vez, Marcelo Branco, presidente da Aqua Carca, diz estar "confiante e convencido" de que o Cascais Boogie Chicks 2023 "vai ser um sucesso".
Já Nuno Alves, presidente da União das Freguesias de Carcavelos e Parede, considera este um "evento audaz", sublinhando que "este tipo de provas vem sempre acrescentar alguma coisa" e que "Carcavelos tem condições fantásticas para proporcionar um espetáculo de bodyboard".
Para Ana Cristina Branco, chefe da divisão de Desporto da Câmara Municipal de Cascais, esta é uma iniciativa que "representa o empoderamento das mulheres" e que vai "marcar o futuro de meninas, mulheres e também dos homens".
Naqueles dias em Carcavelos, uma das bodyboarders que estará em ação é a consagrada Joana Schenker, que também esteve presente na conferência de imprensa, ainda que remotamente.
"Acho que para já faz todo o sentido este evento ser feito na zona de Lisboa. Acredito que é a zona do país com mais mulheres a praticar bodyboard regularmente e já com grandes atletas. É uma oportunidade para aproximar as bodyboarders mais novas e a pessoas que não costumam competir na praia delas", disse a bodyboarder algarvia.
"Sei que o circuito europeu não vai ser fácil de fazer na totalidade, pois há provas que vão coincidir com o Mundial e nesse caso vou optar por essa competição. Espero obter o melhor resultado possível neste campeonato. Estou com muita vontade de voltar a competir em Carcavelos porque já há alguns anos que não faço ali uma prova", disse a campeã mundial de bodyboard em 2017.
Outra bodyboarder presente na apresentação foi Rita Pires, uma das grandes referências do bodyboard feminino português.
Para a 11 vezes campeã nacional, que esta época já venceu uma etapa do Circuito Nacional aos 44 anos de idade, o facto deste ser um evento 100% feminino faz que com tenha "outro brilho e outra emoção", uma vez que assim as mulheres têm a possibilidade de "competir nas melhores condições".
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaUnião das Freguesias de Carcavelos e Parede
-
FonteRedação
