Homepage
- A Marinha Portuguesa, o ICNF e a ANC mantêm reuniões desde março para tentar encontrar uma solução para estas interações entre orcas e veleiros até 15 metros.
-
-
Um novo aparelho acústico para dissuadir as orcas de interagirem e colocar em risco os veleiros de recreio vai ser testado este verão na costa portuguesa, numa altura em que vários navegadores já evitam águas nacionais.
"Estão a ser desenvolvidas algumas linhas de desenvolvimento de dissuasores acústicos que serão testadas este verão, de forma a tentar encontrar opções de proteção de veleiros e minimizar o número de interações", disse o presidente da Associação Nacional de Cruzeiros (ANC), António Bessa de Carvalho, à agência noticiosa Lusa.
A Marinha Portuguesa, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANC mantêm reuniões desde o passado mês de março para tentar encontrar uma solução para estas interações entre orcas e veleiros até 15 metros - ainda sem explicação - que já levaram ao afundamento de pelo menos duas embarcações.
Os primeiros casos de interações na costa portuguesa foram registados em 2020, quando algumas orcas mais jovens começaram a interagir com embarcações, principalmente veleiros, embora também tenha havido alguns casos com embarcações de pesca e pneumáticas.
"Os proprietários de veleiros estão muito preocupados e neste momento têm medo de levar as suas embarcações para o Algarve, como fazem todos os anos", garante o presidente da ANC.
Bessa de Carvalho também referiu o caso de "muitos estrangeiros que evitam as águas portuguesas" e, vindos do norte da Europa, vão diretamente para a Madeira e as Canárias, evitando descer ao longo da costa oeste do país.
"Esperamos que este trabalho conjunto seja profícuo e consiga desenvolver um aparelho que permita proteger as embarcações e o grupo de orcas", afirmou o responsável.
Estes animais são atraídos principalmente pelo leme das embarcações e, nalguns casos, as interações provocaram danos grave que impediram os barcos de navegar, por ficarem sem a possibilidade de fixar um rumo.
"Ainda não se sabe a razão pela qual as orcas têm interagido com as embarcações, o que sabemos é que têm interagido principalmente com o leme de veleiros, sendo uma estrutura relativamente frágil nestas embarcações", explicou biólogo marinho Rui Peres dos Santos à Lusa.
De acordo com informações de várias entidades, no caso de se avistarem orcas, as embarcações devem, se possível, abrandar e parar o motor, deixar de exercer pressão no leme (deixá-lo solto) e aguardar que os animais se afastem.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
