Homepage
- Este ano, a Organização das Nações Unidas (ONU) assinala o dia entre o espaço e a Terra com a realização de uma conferência.
-
-
Esta quinta-feira é dia 8 de junho, pelo que é celebra-se o Dia Mundial dos Oceanos.
Trata-se de uma data que foi proclamada através da Resolução 63/111 adotada na Assembleia Geral das Nações Unidas de 5 de dezembro de 2008, mas que já é assinalada em muitos países desde 1992, na sequência da realização da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, no Rio de Janeiro.
É um dia que visa sensibilizar as pessoas para os benefícios dos oceanos, para a necessidade de protegê-los e fazer um uso sustentável dos seus recursos.
Este ano, a Organização das Nações Unidas (ONU) celebra o Dia Mundial dos Oceanos entre o espaço e a Terra com a realização de uma conferência com a presença do secretário-geral, António Guterres, na sessão de abertura, que será seguida de uma mensagem de dois astronautas norte-americanos (Steve Bowen e Woody Hoburg), que desde março estão em missão na Estação Espacial Internacional.
“Os oceanos são os alicerces da vida. Fornecem o ar que respiramos e os alimentos que consumimos. Regulam o nosso clima e tempo. Os oceanos são o maior reservatório de biodiversidade do nosso planeta. Os seus recursos sustentam comunidades, prosperidade e a saúde humana ao redor do mundo", diz António Guterres na mensagem acerca desta data, onde também é celebrado o Tratado do Alto Mar, que foi adotado no passado dia 4 de março para proteger 30% dos oceanos do mundo.
"A humanidade conta com os oceanos, mas os oceanos podem contar connosco? Deveríamos ser os melhores amigos dos oceanos. Mas, neste momento, a humanidade é o pior inimigo dos oceanos”, conclui Guterres.
Em Portugal, a data é assinalada com a apresentação da 'Agenda do Mar para a Década de 2020-2030' de Viana do Castelo e de um plano de incentivo ao aproveitamento da energia eólica marítima nas regiões do Norte de Portugal e da Galiza espanhola, de acordo com uma nota de agenda do secretário de Estado do Mar, José Maria Costa.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
