Homepage
- As maiores estrelas do circuito mundial de surf não ficaram indiferentes ao sucedido.
-
-
Que últimos dias foram vividos na ilha do Taiti, mais concretamente em Teahupoo, latitude em que mora uma das ondas mais famosas e temidas do mundo, palco da prova olímpica de surf dos Jogos de Paris'2024 e de uma etapa do circuito mundial de surf.
Desde logo, Teahupoo esteve debaixo dos holofotes no passado sábado, pois recebeu a primeira grande ondulação da temporada no Pacífico Sul, o que levou alguns dos melhores big riders do mundo até à tubular onda, cujo lineup esteve a ferro e fogo. Lucas Chumbo, Kai Lenny e Nathan Florence foram alguns dos nomes numa sessão que deixou o britânico Tom Lowe gravemente lesionado na sequência de um wipeout.
Depois da super sessão, chegou a intempérie. Na madrugada e manhã do dia 1 de maio, uma forte tempestade abateu-se sobre Teahupoo, deixando um rasto de destruição naquela idílica latitude. Inundações, casas destruídas, automóveis submersos, pessoas feridas e falhas de energia foram consequências da forte chuva que caiu.
“Perdemos as nossas casas, perdemos os nossos carros, algumas famílias perderam tudo! Precisamos de vocês! O rio transbordou e a maioria das habitações que estão por perto ficaram praticamente submersas", escreveu a local Hinatea Boosie na campanha de crowdfunding que lançou com o intuito de angariar fundos para ajudar a comunidade local nos trabalhos de recuperação que agora se seguem.
Ao mesmo tempo, as maiores estrelas do circuito mundial de surf não ficaram indiferentes ao sucedido e já manifestaram toda a sua solidariedade para com a população de Teahupoo na sequência do sucedido, pedindo a todos que contribuam para o crowdfunding. De John John Florence a Kelly Slater, passando por Filipe Toledo e Gabriel Medina.
"É de loucos e triste ver o que aconteceu com as cheias em Teahupoo, no Taiti. Ajudem se puder. Mesmo pouco pode ajudar", afirmou Kelly Slater através de uma 'insta story' na rede social Instagram.
"Envio o meu amor e desejo o melhor a todos em Teahupoo. É um dos meus locais favoritos no mundo e é muito especial para a comunidade do surf. Houve algumas inundações repentinas e existem muitos estragos", disse John John Florence através de uma publicação na mesma plataforma.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaSwellnet
-
FonteRedação
