Homepage

  • Surf Clube de Viana esteve presente no 1º International Adaptive Surfing Summit da Europa
    15 maio 2023
    arrow
    arrow
  • Fotografia
    DR/SCV
  • Fonte
    Redação
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • A iniciativa contou com mais de 200 participantes, oriundos de 14 países.
  • Uma comitiva do Surf Clube de Viana (SCV), constituída por dirigentes, treinadores e atletas de surf adaptado, marcou presença no 1º International Adaptive Surfing Summit da Europa.

    Este evento final do projeto Development of Professional Skills in the Field of Adapted Surfing (INCLUSEA), do qual o clube vianense é parceiro, teve lugar de 27 a 30 de abril, em Somo, na comunidade autónoma espanhola da Cantábria.

    Durante quatro dias estiveram reunidos especialistas de toda a Europa, numa cimeira que serviu de teste e validação do toolkit com metodologia de ensino para programas de surf adaptado, desenvolvida durante o INCLUSEA.

    A iniciativa, composta por workshops, palestras e atividades outdoor de surf adaptado, contou com mais de 200 participantes, oriundos de 14 países.

    Foi para testar a eficácia, validar as descobertas, discutir os resultados e desenvolver uma abordagem ascendente para fornecer programas de surf adaptado, que reuniu treinadores de surf, instrutores, terapeutas, voluntários, surfistas adaptados, cientistas da saúde azul, cientistas do desporto, ambientalistas, federações de surf, clubes de surf, organizações sem fins lucrativos e outros stakeholders da comunidade de surf adaptado de toda a Europa.

    O Surf Clube de Viana esteve representado por 10 elementos: o presidente da Direção, João Zamith, cinco treinadores, Gonçalo Cruz, Tiago Prieto, Sofia Gonçalves, Renato Bentes e Daniel Mizrahi, e três atletas, Lucas Borges, Marta Paço e Tomás Freitas, sendo os dois últimos também elementos da Seleção Nacional de Surf Adaptado.

    O evento foi um êxito, tendo contribuído para fornecer uma nova estrutura educacional baseada em evidências científicas e um conjunto de ferramentas de recomendações para programas de surf para pessoas com deficiência física e/ou sensorial.

    “Foi um prazer contar com a equipa do Surf Clube Viana no INCLUSEA. Como referência europeia, com instrutores e atletas de renome mundial, a sua contribuição tem sido fundamental. Foram além do meramente desportivo e, em conjunto com os restantes parceiros, fizeram do surf uma poderosa ferramenta de inclusão e normalização social de pessoas com deficiência física e sensorial. É uma honra continuar explorando novos horizontes e seguirmos juntos em novos projetos que melhoram a vida de muitas pessoas”, refere Javier Cantera, chefe de fila do projeto.

    A jornada europeia do surf adaptado, embora esteja ainda no início, já está a ser reforçada. O projeto Blue Surf Fest é um evento inclusivo que terá lugar em Viana do Castelo, entre 29 de setembro e 1 de outubro. O projeto INCLUSEA II, englobando a deficiência intelectual, também já foi submetido à Comissão Europeia.

    Alicerçado num consórcio europeu de sete organizações de cinco países e cofinanciado pelo Erasmus+ Sport, o INCLUSEA tinha por objetivo cocriar e desenvolver uma metodologia inovadora para o ensino do surf adaptado, capaz de promover uma maior inclusão e acessibilidade de pessoas com deficiência física e/ou sensorial a espaços azuis costeiros para fins competitivos, recreativos e/ou terapêuticos, ambicionando estabelecer um padrão comum europeu e internacional.

    Liderado por La Sociedad Regional de Educación Cultura e Deporte do Governo da Cantábria (Espanha), tinha como parceiros o Município de Ribamontán al Mar (Espanha), o Surf Clube de Viana (Portugal), a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Portugal), a Association Nationale Handi Surf (França), a Liquid Therapy (Irlanda) e o Deustcher Wellenreitverband EV (Alemanha).

     

     

     

    Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.

    Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • praia
  • mar
  • Surf Adaptado
  • Portugal
  • viana do castelo
  • Surf Clube de Viana
  • International Adaptive Surfing Summit
  • Fotografia
    DR/SCV
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
novembro 30
Os primos que levaram São Tomé e Príncipe ao Mundial ISA Júnior do Brasil
novembro 30
Mariana Rocha Assis vítima de assédio com fotos de nudez geradas pela... inteligência artificial
novembro 30
Nic von Rupp novamente convidado para o The Eddie Aikau Big Wave Invitational
novembro 30
Matosinhos Surf School Cup 2023 com regresso marcado para sábado
novembro 29
Portugal regista primeira eliminação no Mundial ISA Júnior do Brasil
novembro 28
Portugal segue sem baixas no Mundial ISA Júnior 2023
novembro 29
Jornada agridoce para Portugal na Macumba das ondas pequenas