Homepage
- Dane faleceu aos 64 anos de idade vítima de doença prolongada.
-
-
A comunidade do surf vive horas de luto devido à morte de Dane Kealoha. Na passada quarta-feira, o conhecido surfista havaiano deixou-nos aos 64 anos de idade na sequência de doença prolongada. A informação foi avançada pela família do malogrado Dane em comunicado.
Nascido a 2 de julho de 1958 em Honolulu, este filho de um carpinteiro foi criado ao nível do surf nas ondas de Waikiki, no North Shore da ilha havaiana de Oahu.
Nos idos da década de 70 e 80 do século passado, Dane Kealoha estabeleceu-se como um nome importante do surf havaiano. Em conjunto com Michael Ho, é reconhecido por ter sido o pioneiro da técnica 'pig dog', que foi revolucionária à época, dado como permitiu entubar com maior profundidade.
"Espero que a nova geração de surfistas estude a técnica do Dane e em especial a sua abordagem aos tubos. Poucos vão dominar a arte como ele fez", escreveu Kelly Slater na rede social Instagram.
Ao nível da competição, Kealoha venceu campeonatos no Havai, foi terceiro no Duke Kahanamoku Invitational de 1977, vice-campeão mundial em 1980, mas o grande momento ocorreu em 1983 em Pipeline, a onda rainha do surf mundial.
Nesse ano, Dane arrecadou o triunfo no Pipe Masters. Curiosamente numa temporada em que a prova não fez parte do calendário do circuito mundial de surf devido a divergências entre Ian Crains, responsável da Association of Surfing Professionals (ASP), e o promotor da prova, Fred Hemmings.
Essa divergência em torno dos três emblemáticos campeonatos de surf no North Shore levou à criação da Triple Crown. Simultaneamente, a ASP determinou que os surfistas que participassem nesses eventos em 1983 iriam perder todos os pontos acumulados até então no Tour.
Foi o que acabou por suceder com Dane Kealoha num ano em que estava a discutir o título mundial, que veio a ficar na posse do australiano Tom Carroll. "Devia ter sido campeão do mundo", escreveu em tempos o havaiano Sunny Garcia na icónica 'Surfer Magazine' sobre uma figura que foi uma inspiração para si.
Ao longo da sua vida, Dane Kealoha participou igualmente em alguns filmes de surf, como 'Gone Surfin' ou 'Rolling Thunder', sendo que também estabeleceu uma parceria com a conhecida marca de surfwear Quiksilver.
Nesse âmbito, esteve à frente dos destinos de um espaço em Ward Village (Honolulu) e abriu ainda duas lojas da Roxy, localizada nas ilhas de Oahu e Maui. Em Waikiki, onde tudo começou, teve uma escola de surf.
Dane Kealoha deixa sete filhos, mãe, dois irmãos e dois netos.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
