Homepage
- O selecionador nacional David Raimundo considera que o "nível está muito alto" no evento que vai decorrer até ao próximo dia 7 de junho.
-
-
Três dos seis surfistas portugueses presentes no Mundial ISA de El Salvador estiveram em ação no primeiro dia de competição, que tem vindo a ser marcado por ondas pequenas e algum vento.
Guilherme Ribeiro, Frederico Morais e Teresa Bonvalot tiveram uma estreia positiva nas ondas de El Sunzal e La Bocana, garantindo o acesso à ronda 2 do quadro principal deste que é um certame que decorre até ao próximo dia 7 de junho.
Atual campeão nacional Open, Guilherme Ribeiro foi o primeiro luso a entrar em ação e logo na bateria inaugural da prova masculina. Gui entrou a vencer, com o score combinado de 12,16 pts, que permitiu bater o venezuelano José Joaquin Lopez (11,10 pts) e o suíço Fantin Habashi (6,97 pts).
Já Frederico Morais, apesar de ter liderado a sua bateria grande parte do tempo, acabou por passar à fase seguinte no segundo posto. Kikas, que contabilizou 11,83 pts, foi surpreendido no final pelo venezuelano Keoni Laza (11,94 pts).
Por sua vez, Teresa Bonvalot foi a única surfista portuguesa a competir. No pico de El Sunzal, Teresa venceu o seu compromisso com o score combinado de 9,97 pts, deixando para trás a venezuelana Valeria Ojeda (8,40 pts) e a neozelandesa Saffi Vette (5,00 pts).
Agora, na segunda ronda, Guilherme Ribeiro volta a estar no primeiro heat. O israelita Ido Arkin, o britânico Stanley Norman e Jonah Jarrard da Samoa Americana são os adversários. Na quarta bateria, Frederico Morais vai medir forças com o britânico Luke Dillon, o uruguaio Sebastian Olarte e Liam Wilson da Samoa Americana.
Teresa Bonvalot vai surfar no segundo heat da ronda 2 com a chilena Estela Lopez e duas competidoras que já são bem mais conhecidas das provas da World Surf League: a espanhola Garazi Sanchez-Ortun e a germânica Rachel Presti.
Em comunicado oficial da Federação Portuguesa de Surf, o selecionador nacional David Raimundo fez o balanço deste primeiro dia.
“Foi um bom início de campeonato, com apenas três atletas na água, mas a cumprirem o objetivo de continuar no percurso de qualificação. Os primeiros dias nestes campeonatos são normalmente muito longos, mas tivemos a felicidade de ter os heats logo de manhã, o que nos dá a oportunidade de regressar cedo ao hotel, iniciar o processo de recuperação e descansar bem", explicou.
Sobre o que espera deste Mundial ISA, David considera que o "nível está muito alto, com muitos atletas do CT, outros da Challenger Series e outros ainda que não alcançaram esse nível, mas estão, ainda assim, muito fortes. Vai ser um campeonato longo e desafiante, mas confiamos na qualidade da nossa equipa".
Já João Aranha, presidente da FPS, afirma que para Portugal este foi um "excelente início de campeonato, mas é apenas o primeiro dia e temos muito para andar. Vai ser uma competição muito exigente, mas o ambiente é excelente, a confiança é tremenda e vamos com tudo, sabendo que estão em jogo as vagas olímpicas, mas também os títulos mundiais masculino e feminino".
Na armada lusa, por fazer a estreia no evento, estão Guilherme Fonseca, Francisca Veselko e Yolanda Hopkins. Estreia essa que está agendada para esta quinta-feira, dia 1 de junho.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaISA/Sean Evans
-
FonteRedação
