Homepage
- O alerta é feito pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
-
-
Através de uma nota informativa publicada no seu sítio oficial de internet, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) divulgou que têm ocorrido vários avistamentos de caravelas-portuguesas na costa de Portugal.
A situação tem acontecido nas águas do arquipélago dos Açores, mas também na faixa que vai desde a Póvoa de Varzim à Costa de Caparica. Diz o IPMA que foram "registadas observações de mais de mil organismos" nos Açores e "mais de uma centena na área de Peniche".
Avistamentos esses que têm sido comunicados ao 'GelAvista', projeto do IPMA que desafia os cidadãos a contribuir para o desenvolvimento da ciência através da comunicação de avistamentos das espécies que ocorrem no país.
No mesmo texto, o instituto volta a fazer o alerta de que em caso de ser detetada uma caravela-portuguesa, deve-se informar as pessoas que se encontram nas imediações e evitar o toque no organismo gelatinoso, pois as suas "células urticantes são capazes de causar queimaduras severas, mesmo após a morte do animal".
Em caso de contacto, deve-se lavar a zona afetada cuidadosamente com água do mar sem esfregar, remover possíveis vestígios da pele com uma pinça e aplicar compressas quentes (40ºC) durante 20 minutos ou vinagre sem diluir. Dependendo da gravidade da situação, deve-se procurar um profissional de saúde.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
