Homepage
- Martim Nunes e Erica Máximo são os campeões nacionais em título.
-
-
O próximo fim de semana vai marcar o início da temporada de 2023 do Junior Tour, circuito que define os campeões nacionais Sub-20.
Os melhores juniores portugueses vão rumar ao Norte do país para competirem no Pro Junior do Porto & Matosinhos, naquela que será a primeira etapa de um calendário que conta ainda com as passagens por Viana do Castelo (13 e 14 de maio) e Santa Cruz (29 e 30 de julho).
A chamada para o primeiro dia de prova está marcada para as 7h30 na Praia Internacional do Porto (a confirmar junto da organização na véspera), sendo que já se encontram disponíveis os heat draws (masculino + feminino).
Destaques Round 1 – Masculino
Heat 6: Francisco Mittermayer x Matias Lopes x Igor Silva x Santiago Graça
Heat 7: Martim Nunes x Gui Carvalho x Kekoa Hummel x Zé Champalimaud
Heat 9: Tiago Stock x Leonardo Silva x Joaquim Chaves x António BandeiraDestaques Round 1 – Feminino
Heat 2: Maria Salgado x Sofia Matos x Miriam Julião x Carolina Marques
Heat 3: Érica Máximo x Matilde Pinto x Maria Dias x Ana LimaJunior Tour – Galeria de Campeões
2022 – Martim Nunes & Erica Máximo
2015 – Tomás Fernandes & Carolina Mendes
2014 – Tomás Fernandes & Teresa Bonvalot
2013 – Francisco Alves & Ana Sarmento
2012 – Francisco Alves & Carina Duarte
2010 – Vasco Ribeiro & Carina Duarte
2009 – Frederico Morais & Francisca SantosSendo uma competição que segue os padrões de idades da World Surf League, depois de alguns anos de interregno onde internacionalmente a competição esteve dedicada aos surfistas de até 18 anos, o Junior Tour regressou às praias portugueses em 2022 com Martim Nunes e Érica Máximo a sagrarem-se campeões nacionais.
Martim Nunes
“Foi muito bom alcançar este título na minha carreira porque nunca o tinha conquistado. Vi o meu esforço recompensado. Consegui mostrar o meu surf nas duas etapas do circuito e foi importante para as provas seguintes da Liga MEO Surf e nos pro juniores europeus. Para esta etapa do Porto vou focado no meu surf e quero competir bem, mas não estou a pensar no resultado ou no título. Quero controlar aquilo que consigo e mostrar bom surf.”
Erica Máximo
“Foi muito importante conquistar o título de campeã nacional pro junior. Nunca tinha sido campeã nacional e isso foi um enorme boost de confiança para os campeonatos que se seguiram. Provou que somos capazes de vencer atletas que por vezes são melhores ou mais reconhecidos. Senti que desde então houve um maior reconhecimento das pessoas em relação ao meu surf e isso deixa-me feliz. Agora vou para o Porto para surfar boas ondas e defender o meu título".
O Pro Junior do Porto & Matosinhos vai contar com uma co-organização da Onda Pura com Associação Nacional de Surfistas e faz parte da lista de eventos que integram o Porto & Matosinhos Wave Series 2023.
Marcelo Martins – Organização Wave Series e Pro Junior Porto & Matosinhos
“É sempre muito bom receber esta prova do Junior Tour, que traz às ondas do Norte os melhores atletas sub-20 vindos de todo o país. Para além de ser uma prova importante de qualificação nesta categoria, é um incentivo para os atletas mais jovens para se continuarem a superar e prosseguirem o seu trabalho de treino e preparação neste desporto, para melhorar continuamente o seu nível. É também um importante fator de motivação para os treinadores e para as equipas, que podem mostrar o seu trabalho e a evolução dos seus atletas.”
Toda a ação do poderá ser acompanhada em direto através de sistema de live score em ansurfistas.com, assim como nas demais plataformas institucionais da Associação Nacional de Surfistas.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaANSurfistas/Jorge Matreno
-
FonteRedação
