Homepage
- Em ação, estiveram as categorias de Sub-12, Sub-14 e Sub-16, todas com setores masculino e feminino.
-
-
Nos últimos dois dias, as ondas da Praia do Marcelino acolheram a etapa lusa do Rip Curl GromSearch de 2023, que este ano só conta com um evento no nosso país, depois de em 2022 terem sido realizadas duas provas (Caparica e Porto).
Em ação, estiveram as categorias de Sub-12, Sub-14 e Sub-16, todas com setores masculino e feminino. O campeonato foi organizado pela Associação de Surf da Costa de Caparica em parceria com a Federação Portuguesa de Surf, tendo determinado quais os jovens surfistas portugueses apurados para a final europeia do GromSearch 2023, a disputar entre os dias 19 e 20 de agosto em Anglet, França.
Após dois dias de competição, os triunfos couberam a Matias Canhoto, Lua Escudeiro, Manuel Pirujinho, Vera Salgado, Francisco Santos e Ana Mel.
Em Sub-16 masculino, Matias Canhoto levou a melhor diante de Mário Leopoldo, Joaquim Trindade e Bruno Andrade. Além da vitória, o surfista de Peniche fez nas meias-finais a melhor onda e score combinado, com 9,50 e 16,75 pontos, respetivamente, pelo que foi distinguido com o prémio 'Oakley Highest Heat Score'.
“Este evento é importante e sabia que tinha de fazer o meu surf com essa possibilidade de me apurar para a final europeia”, referiu Matias. “Vim com tudo, fiz o meu surf e correu bem. As expetativas são altas para a final europeia. É ir heat a heat, o meu surf está bom, sei que se apanhar as ondas boas vou conseguir fazer scores. O objetivo é ganhar para depois ir à final mundial, que provavelmente será na Austrália”, finalizou.
Na categoria Sub-16 feminino, Lua Escudeiro foi a mais forte. Nas posições seguintes ficaram Teresa Almeida, Constância Simões e Carmo Almeida. “Não fiquei satisfeita com a meia-final porque fiz uns scores um bocado baixos, mas deu para passar”, começou por dizer Lua.
“Depois, entrou vento na final e estava muita corrente, mas encontrei duas ondas e consegui fazer boas notas com 7,50 pts e 5,00 pts. Ir à final europeia era um dos meus objetivos para este ano. Espero que me corra bem em França. Estou muito feliz", admitiu a surfista que no recente Caparica Surf Fest 2023 teve de emprestar uma prancha a Teresa Bonvalot, de modo a que esta pudesse competir na ronda 2 na sequência de ter perdido as chaves do seu carro.
Já entre a categoria Sub-14 masculino, Manuel Pirujinho liderou a final do início ao fim, terminando com o score combinado de 13,85 pontos, o melhor de todo o evento nesta categoria. Francisco Anglani foi o segundo classificado. Seguiram-se António Lucas e Jarko Kreuzeder.
Em Sub-14 feminino, Vera Salgado superiorizou-se às adversárias. Mafalda Cunha, que ainda passou pelo comando da bateria, foi vice-campeã. Atrás ficaram Francisca Miranda, Catarina Rocha e Flor Escudeiro.
Na categoria Sub-12 masculino, Francisco Santos foi vencedor com o score combinado de 12,50 pontos. A disputa pelo segundo lugar foi animada com várias reviravoltas terminando com Vasco Leitão nesta posição, na frente de Ruy Morais e Bernardo Marques.
Por último, na categoria de Sub-12 feminino, as surfistas dividiram-se entre o outside e o inside, tendo a vitória sorrido a Ana Mel com um score combinado de 10,75 pontos. Suri Rodrigues ficou na segunda posição, Mafalda Pinto em terceiro, Marta Cabral em quarto e Sienna Rodrigues no quinto posto.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaCaparica Waves
-
FonteRedação
