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  • Vai ser rebocado para o porto de Leixões o navio que esteve em chamas ao largo da Foz do Douro
    23 março 2023
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  • Fotografia
    Marinha Portuguesa
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    Redação
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  • A operação de reboque deverá demorar três horas, de acordo com o comandante da Capitania do Douro e Leixões.
  • Esta quinta-feira, o comandante da Capitania do Douro e Leixões afirmou que "já foram tomadas medidas e decisões" para permitir a entrada no porto de Leixões, em Matosinhos, do navio 'Greta K', onde deflagrou um incêndio na passada terça-feira. 

    "O navio encontra-se agora a cerca de 10 quilómetros do porto de Leixões, está neste momento a deslocar-se para bordo uma embarcação com tripulantes do navio, preparados para iniciar a manobra", disse Silva Rocha.

    O comandante da Capitania sublinhou que apenas falta a autorização do armador, que ainda não chegou, mas que se "supõe que chegue em breve". "Estimo que a operação poderá demorar cerca de três horas", afirmou.

    O responsável, que falava em conferência de imprensa, em Leça da Palmeira, lembrou que o "mau tempo [previsto para esta tarde] está a aproximar-se muito rapidamente".

    "A partir do meio da tarde, teremos uma altura [das ondas] bastante problemática para a operação do navio e, portanto, exige alguma rapidez nesta fase. A decisão já estando tomada e havendo condições de segurança será mais rápido", sublinhou.

    Questionado sobre a operação de trasfega do combustível, o comandante Silva Rocha frisou que a "prioridade é dar a entrada do navio, atracar em segurança".

    "Depois iremos passar à fase seguinte, que tem a ver com a estabilização da situação e eventual descarga do material", disse, acrescentando que "não há fugas, nem há perigo ambiental".

    "Já foram feitas medições através da Fragata Corte-Real da Marinha Portuguesa, que se encontra a acompanhar o navio, e as medições permitem aferir, com grande grau de certeza, que a situação está estabilizada e não há perigo de incêndio", sustentou.

    De acordo com o comandante Silva Rocha, "por causa das condições de mar, já não foi possível fazer uma entrada presencial no navio e, portanto, as medições foram feitas por equipamento eletrónico à distância".

     

     

     

     

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  • Fonte
    Redação
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