Homepage
- O evento foi organizado pelo Portimão Surf Clube, com o apoio Câmara Municipal de Portimão e do Instituto Português do Desporto e Juventude.
-
-
No passado sábado, a Praia da Rocha e a Aldeia de Portimão acolheram a segunda edição do Arade Clássico, um evento que juntou surfistas de várias gerações que comungam o amor pelo surf, arte e a música.
Nesta organização do Portimão Surf Clube, com o apoio Câmara Municipal de Portimão e do Instituto Português do Desporto e Juventude, o II Arade Clássico contou somente com pranchas 'retro': single fins, twin fins e longboards.
Na vertente desportiva, realizada nas águas da Praia da Rocha, Tomás Alcobia e Louis Escudeiro foram os mais fortes. Tomás levou a melhor na categoria shortboard com uma prancha twin de alta performance, enquanto Louis de apenas 16 anos superiorizou-se na categoria longboard. Para além dos troféus de vencedores, ambos receberam um prémio monetário de 200 euros.
Durante o dia, não faltou convívio entre os participantes, maioritariamente surfistas algarvios, mas também houve espaço para a presença de convidados internacionais como foram o caso de Ambre Victoire e Saxon Wilson. O prémio 'local hero' (50 €) foi para João Bernardino e o prémio 'riper' (50 €) foi para Luca Perini.
No areal da Praia da Rocha, também tivemos a atuação do DJ Djuzen, que brindou os presentes com um set de seis horas. O artista plástico Marco Nobre pintou uma baleia no muro do molhe da Praia da Rocha e os carros clássicos 'blue' estiveram expostos na praça da Marina de Portimão. Já o artista Waves by Johnny não largou as suas aguarelas durante todo o evento.
Mais tarde, o II Arade Clássico seguiu para a Aldeia de Portimão, onde houve exposições, mercadinho, palestra, concertos e entrega de prémios.
A exposição fotográfica contou com o trabalho de três fotógrafos algarvios: Pedro Poucochinho, Nuno Mestre e João Cabrita.
As artes plásticas na Aldeia de Portimão estiveram a cargo de Jerome e Antónia Bracourt. Por sua vez, a palestra teve a participação de alguns surfistas pioneiros dos anos 70, como Fernando Filipe, Paulão e Sérgio Wu. Também não faltou música com PANDA e o DJ Groundswell.
Resultados:
Shortboard (Final)
1º Tomás Alcobia
2º Salvador Catarino
3º Francisco Canelas
4º Baltazar Pinto
5º Louis Escudeiro
6º António MiguelLongboard (Final)
1º Louis Escudeiro
2º Tomás Alcobia
3º Salvador Catarino
4º João Xufre
5º Baltazar Pinto
6º Francisco CanelasAtravés da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaJoão Cabrita e João Bracourt
-
FonteRedação
