Homepage
- Entre hoje e amanhã, 19 surfistas estão a trabalhar às ordens do selecionador nacional David Raimundo na Capital da Onda.
-
-
No presente ano de 2023, a Seleção Nacional de Surf enfrenta dois grandes desafios em termos de competições: o Mundial ISA e o Eurosurf.
A prova da Associação Internacional de Surf (ISA) vai decorrer em El Salvador entre os dias 30 de junho e 7 de maio, evento no qual estarão em jogo vagas para as Olimpíadas de Paris'2024.
Já o Eurosurf deverá ter lugar nas ondas de Santa Cruz, no próximo mês de julho, sendo esta uma competição que não se realiza desde o verão de 2019. Aí, também em Santa Cruz, brilhou então uma tal de Francisca Veselko, que foi vice-campeã europeia Open com apenas 16 aninhos.
Precisamente, Kika, atual campeã mundial Júnior da World Surf League (WSL), faz parte do grupo de 19 surfistas que integra o estágio da Seleção Nacional em Peniche. Estágio esse que decorre entre hoje e amanhã na Capital da Onda e marca o início dos trabalhos com vista à participação no Mundial ISA e no Eurosurf, no qual a equipa portuguesa tem legítimas ambições.
"Este é o primeiro momento de seleção para o Eurosurf e o Mundial ISA. O primeiro de quatro estágios que vamos realizar com vista ao apuramento do lote que representará Portugal nestas importantes competições”, afirmou o selecionador nacional David Raimundo em comunicado oficial da Federação Portuguesa de Surf (FPS).
Segundo o técnico luso, esto ano é "fundamental, pois no Mundial deste ano apuram-se os melhores surfistas por continente para os Jogos Olímpicos e o nosso objetivo é apurar dois surfistas, um masculino e outro feminino, como melhores europeus na competição".
David relembra que foi deste modo que Portugal conseguiu a "primeira vaga, em 2019, no Japão com o Frederico Morais", pelo que para o Mundial de El Salvador o objetivo passa por "repetir ou até melhorar essa prestação.”
Apesar de existirem mais vagas olímpicas em disputa no Mundial ISA de 2024, David Raimundo reitera: “Ainda haverá mais vagas a atribuir, mas gostaríamos de garantir já duas este ano.”
Quanto ao lote dos 19 surfistas que integram o estágio de Peniche, trata-se de um grupo que mistura experiência com juventude, destacando-se a inclusão de dois surfistas com idade júnior, Maria Salgado e Matias Canhoto. A FPS explica que a chamada dos mesmos deve-se aos "excelentes desempenhos destes jovens surfistas em 2022".
Num grupo composto por 11 homens e 8 mulheres, no campo masculino encontramos a presença dos cinco primeiros classificados da última Liga MEO Surf: o atual campeão Guilherme Ribeiro, Vasco Ribeiro, Frederico Morais, Guilherme Fonseca e Eduardo Fernandes.
Do lado feminino, destacam-se a já mencionada Francisca Veselko, Yolanda Hopkins (quinta classificada em Tóquio'2020) e a experiente Carina Duarte. No lado das ausências, o maior relevo vai para Teresa Bonvalot, que por estas semanas está no Havai a competir no início do CT 2023. A bicampeã nacional Carolina Mendes é outra das ausências mais notadas.
Convocados:
Masculino
Afonso Antunes
Eduardo Fernandes
Francisco Almeida
Frederico Morais
Guilherme Fonseca
Guilherme Ribeiro
Joaquim Chaves
Luís Perloiro
Martim Nunes
Vasco Ribeiro
Matias CanhotoFeminino
Carina Duarte
Carolina Santos
Erica Máximo
Francisca Veselko
Mafalda Lopes
Maria Salgado
Yolanda Hopkins
Gabriela DinisPara acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaISA/Pablo Jimenez
-
FonteRedação
