Homepage
- A situação de seca não é exclusivo de Veneza, uma vez que os rios e lagos italianos estão a deparar-se com falta de água.
-
-
Habitualmente, a cidade italiana de Veneza é notícia na comunicação social em termos internacionais devido à subida do nível do mar, o que provoca diversas inundações, nomeadamente na emblemática Praça de São Marcos.
Porém, desta vez o que está a suceder é precisamente o contrário. Isto é, alguns dos famosos canais de Veneza estão praticamente secos, o que está a impossibilitar a navegação do trânsito local, que é constituído pelas icónicas gôndolas e outras embarcações.
Escreve a publicação britânica 'The Guardian' que a atual situação está a ocorrer devido a um conjunto de diferentes fatores. Desde logo, a falta de chuva na sequência de um inverno que tem vindo a ser bastante seco no território italiano. A lua cheia, a ação de um sistema de alta pressão e as correntes marítimas são também causas do preocupante cenário que é vivido.
No entanto, a situação de seca não é exclusivo de Veneza, uma vez que os rios e lagos italianos estão a deparar-se com falta de água, de acordo com informação adiantada pelo grupo ambiental Legambiente.
Por exemplo, foram registados níveis mínimos históricos no Lago Garda, no norte de Itália. Já o rio Pó, o maior do país, está com menos 61% de água. No meio de tudo isto, a boa notícia é que nos próximos dias a muito aguardada chuva deverá voltar aos Alpes.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
