Homepage
- A prova ericeirense contou com 58 inscritos, divididos pelas categorias Open, Sub-18, Masters e Feminino.
-
-
Realizou-se no passado domingo, dia 29 de janeiro, o Science Ericeira 2022, evento pertencente ao Circuito de Bodyboard do Ericeira Surf Clube e que vinha a ser alvo de constantes adiamentos devido ao agravamento das condições climatéricas e do mar.
Com os famosos três spots da Praia da Empa (Pedra Branca, Backdoor e Reef) a entregaram ondas com potencial ao longo do dia, a prova contou com 58 inscritos, divididos por quatro categorias: Open, Sub-18, Masters e Feminino.
A categoria Open, com um quadro completo de 32 atletas, arrancou com os bodyboarders a dividirem-se inicialmente entre a Pedra Branca e o Reef, onde tubos, ARS, Backflips e El Rollos ditaram lei.
Após os dois primeiros rounds da divisão Open, realizaram-se em simultâneo as duas primeiras rondas das categorias Sub-18 e Masters. Devido à maré, os spots escolhidos foram o Reef e Backdoor.
Com o avançar da tarde, iniciaram-se as finais. No setor feminino, que contou com a presença da vigente campeã nacional Open Filipa Broeiro e da vencedora da última etapa do Circuito Nacional 2022, Madalena Valério, adivinhava-se uma luta bastante dura pela vitória. Levou de vencida Madalena Valério o duelo com Filipa Broeiro, que foi secundada por Mariana Silva e Carolina Vintém.
Entre os Sub-18, Bernardo Pacheco liderou grande parte da final, mas Afonso Paulino reverteu o rumo dos acontecimentos na última onda. Bernardo Pacheco teve assim de contentar-se com o vice-campeonato. Gonçalo Paulino e João Freitas alcançaram a terceira e quarta posições, respetivamente.
Na categoria Masters, que ficou marcada pelo incidente envolvendo Bruno Câmara, a vitória sorriu a Nuno Cardoso, que efetuou o regresso às competições 20 anos após a sua última aparição. O estreante João Nuno Magalhães obteve o segundo lugar. Já o multicampeão dos circuitos do Ericeira Surf Clube, João Guedes, foi terceiro classificado, seguindo-se Francisco Almeida.
Após um dia recheado de ação, o Science Ericeira 2022 encerrou com a final da categoria Open. Com o Reef a ser o spot escolhido por todos os bodyboarders, o triunfo ficou nas mãos de alguém que já há muito não vestia a licra de competição, tal como havia sucedido entre os Masters.
Falamos de António Saraiva, que demonstrou manter intactas muitas das características que o tornaram num dos maiores nomes do bodyboard português. Na final, António levou a melhor sobre Simão Monteiro, André Rodrigues e Mauro Bandeiras.
Classificações Finais:
Open
1º António Saraiva
2º Simão Monteiro
3º André Rodrigues
4º Mauro BandeirasFeminino
1ª Madalena Valério
2ª Filipa Broeiro
3ª Mariana Silva
4ª Carolina VintémSub-18
1º Afonso Paulino
2º Bernardo Pacheco
3º Gonçalo Paulino
4º João FreitasMasters
1º Nuno Cardoso
2º João Nuno Magalhães
3º João Guedes
4º Francisco AlmeidaPara acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaEriceira Surf Clube
-
FonteRedação
