Homepage
- O surf adaptado e a escalada são as duas modalidades em análise.
-
-
O anúncio foi feito pelo Comité Paralímpico Internacional (IPC). Os Jogos Paralímpicos de Los Angeles'2028 vão contar com as mesmas 22 modalidades presentes no quadro competitivo das Olimpíadas de Paris'2024, que, por sua vez, também já estiveram no programa de Tóquio'2020.
Modalidades essas que são: atletismo, badminton, basquetebol em cadeira de rodas, boccia, canoagem, ciclismo, esgrima em cadeira de rodas, futebol para cegos, goalball, halterofilismo, judo, natação, paradressage, remo, rugby em cadeira de rodas, taekwondo, ténis em cadeira de rodas, ténis de mesa, tiro, tiro com arco, triatlo e voleibol sentado.
Porém, de acordo com as regras, o Comité Organizador das Olimpíadas de Los Angeles'2028 pode propor a inclusão de uma ou mais modalidades no programa olímpico. Dentro dessa equação, entra o surf adaptado e a escalada. Estas foram as modalidades escolhidas pelo Comité Paralímpico Internacional numa lista recorde de 33 disciplinas que apresentaram a sua candidatura aos Jogos.
O potencial do surf adaptado e da escalada vai agora ser alvo de avaliação por parte do Comité Organizador, que poderá solicitar a inclusão destas modalidades no programa. Esse pedido terá de ser analisado pelo IPC até ao fim de 2023.
"A ISA está orgulhosa por constatar que a cúpula do Comité Paralímpico Internacional confirmou que o surf adaptado demonstrou viabilidade competitiva e a integridade da modalidade, assim como os benefícios estratégicos para os Jogos Paralímpicos. A ISA acredita que o surf adaptado encaixa perfeitamente em Los Angeles, um lugar com uma forte tradição de apoio à modalidade e aos atletas de alto rendimento que se destacam nesta disciplina", pode ler-se em comunicado da entidade liderada por Fernando Aguerre.
Já o presidente da Associação Internacional de Surf (ISA) afirma que o "surf adaptado pode oferecer energia e um valor incrível ao programa Paralímpico", ainda para mais se for tido em conta que o "surf é o desporto oficial do estado da Califórnia".
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaISA/Jerson Barboza
-
FonteRedação
