Homepage

  • Rodrigo Sousa, treinador de Kika Veselko: 'O título mundial não aparece de repente' (Entrevista)
    18 janeiro 2023
    arrow
    arrow
  • Fotografia
    Jorge Matreno/ANSurfistas
  • Fonte
    Alexandre Melo
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Rodrigo Sousa testemunhou 'in loco' todo um momento inédito na história do surf português.
  • Na histórica campanha protagonizada nas ondas de Seaside Reef, que culminou com a conquista do título mundial Júnior da World Surf League (WSL), Francisca Veselko contou com o importante apoio do pai Joe, do mano Jaime e do treinador Rodrigo Sousa. 

    Esta dupla, que já trabalha há muito em conjunto, começou a desenhar a aventura pela onda californiana ainda em Portugal. Tudo começou quando Kika foi agraciada com um wildcard para estar presente no Mundial Júnior, que foi disputado na semana passada. 

    "Não consegui negar o wildcard. Perguntei ao meu treinador se vinha comigo e ele disse: claro, quero ver-te a ser campeã mundial Júnior. Já acreditava no título e ter o meu treinador a acreditar igual ou mais foi um suplemento de força", explicou a surfista de 19 anos no seu regresso a Portugal. Assim foi. 

    Rodrigo Sousa testemunhou 'in loco' todo um momento inédito na história do surf português. Depois dos títulos nacionais Open e Sub-18 alcançados em 2021, da estreia a vencer no QS europeu em 2022, agora chegou a consagração mundial no escalão Júnior. A primeira vez que uma surfista lusa conseguiu tal façanha. 

    No dia em que Kika Veselko surgiu na zona de chegadas do Aeroporto Humberto Delgado erguendo a taça de campeã mundial Júnior, o MEO Beachcam esteve à conversa com o treinador da talentosa surfista lusa, também ele presente nessa bonita recepção. 

    Beachcam (BC) - O extraordinário resultado obtido superou a melhor das expectativas que tinham à partida? 

    Rodrigo Sousa (RS) - Estranhamente, tínhamos a sensação de que isto ia acontecer. Logo no primeiro dia de prova, o pai da Kika disse ter um feeling de que ela ia ser campeã do mundo. Eu como treinador, tenho sempre o feeling de que os meus atletas vão ganhar tudo, pois faz parte do meu trabalho. Para além disso, a Kika estava extremamente focada. 

    BC - Durante toda a prova deu a sensação de que mesmo nos momentos de maior adversidade as coisas acabavam por fluir sempre a favor da Kika. Também teve essa sensação?

    RS - Senti isso e até mesmo durante a final. Nos últimos sete/oito minutos, a surfista adversária (Sawyer Lindblad) perdeu a prioridade e possibilitou a hipótese da Kika virar o heat com aquela nota de sete pontos. Depois, a três/quatro minutos do fim, a Sawyer apanhou mais uma onda, mas esta fechou. Isso foi tudo uma gestão para que acontecesse o título, sendo que o mesmo já havia ocorrido nos heats anteriores. 

    BC - O facto de o Rodrigo ter estado presente durante todo o campeonato foi crucial para este desfecho?

    RS - É mais fácil quando os surfistas têm um treinador que está atento a tudo e eles só precisam de estar focados em si mesmos. Isto é, ver que sets é que são bons, que scores estão a ser feitos, o que os juízes querem ver, qual a prancha a levar para dentro de água e que palavras querem ouvir antes do heat. Essas últimas decisões, acho muito importante. O meu papel em Seaside Reef foi muito esse, ainda por cima não tinha mais atletas. Estávamos só nós, pelo que o relacionamento foi 100% com a Kika. Tínhamos a certeza do que estávamos a fazer, desde a estratégia ao equipamento. 

    BC - Garantido o título, o que sente um treinador naqueles instantes imediatamente a seguir à conclusão da final?

    RS - Foi uma alegria e satisfação tão grande que ainda nem sei explicar bem esse momento. Sei que fiquei muito cansado e desfeito em termos emocionais. 

    BC - A curto prazo, o foco está na qualificação para o CT ou o pensamento vai ser um passo de cada vez?

    RS - Agora tem de ser passo a passo. Não quero que a Kika levante voo e a perca de vista. Daqui para a frente, tem de continuar com humildade, empenho e disciplina. Temos de continuar com esta série de bons resultados e não perder o foco à coisa. Já disse à Kika que agora tem uns dias para aproveitar tudo isto, mas ela no próprio dia em que sagrou-se campeã, ainda de fato vestido, disse-me que já queria ir treinar no dia seguinte. Disse-lhe para ter calma, desfrutar da vitória e depois logo se vê. 

    BC - A Kika tem apenas 19 anos, com tudo o que isso significa. Como é que se consegue implementar toda esta disciplina e manter o foco numa jovem? 

    RS - É um trabalho que já dura há vários anos. A Kika não foi campeã mundial de repente. Foi ganhando campeonatos, mas também perdendo muitos campeonatos e importantes. Com isso, ganhou o saber estar e a maturidade que vai ajudar a ultrapassar este momento de euforia. 

    BC - Que explicações encontra para esta onda de sucessos do surf feminino nacional em contraste com um período de menor fulgor do setor masculino?

    RS - Essa é uma pergunta que faço a mim próprio várias vezes. Não encontro explicação. Realmente, estamos a passar uma fase de ouro no setor feminino. O masculino tem muito potencial, mas por alguma razão há algo que não está a funcionar tão bem. 

     

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • praia
  • mar
  • Surf
  • WSL
  • World Surf League
  • Competição
  • Kika Veselko
  • Rodrigo Sousa
  • Mundial Júnior wsl
  • Fotografia
    Jorge Matreno/ANSurfistas
  • Fonte
    Alexandre Melo
similar News
similar
setembro 26
Ribeira d'Ilhas consagrou novos campeões nacionais de Surf Masters
setembro 25
Proibida entrada e saída de canoas, pranchas e caiaques em seis praias de Lagoa
setembro 25
Sortes diferentes na estreia da Seleção Nacional no Mundial ISA de SUP
setembro 25
Nacional de Bodyboard entra na fase decisiva
setembro 25
Joana Schenker vice-campeã do Walker Bay Pro
setembro 22
Joana Schenker nas meias-finais do Walker Bay Pro
setembro 22
Eddie Aikau versão 2023/2024 já tem período de espera definido