Homepage
- A situação foi registada na boia de Leixões costeira.
-
-
A depressão Fien andou por aí esta semana, tendo provocado o agravamento do estado do tempo e do mar em Portugal continental.
Por isso, houve muita agitação marítima por toda a costa continental portuguesa. Por um determinado período foi mesmo emitido o aviso vermelho por parte do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o mais grave de três na escala do instituto.
Aquelas foram horas em que o mar esteve grande e de que maneira. Na sua página oficial na rede social Facebook, a Marinha Portuguesa fez saber que, através da rede MONIZEE do Instituto Hidrográfico, foram registadas ondas que chegaram quase aos 14 metros de altura no período mais intenso de agitação marítima.
Diz o texto publicado que na passada quarta-feira, dia 18 de janeiro, às "01h25, a boia de Leixões costeira, localizada a cerca de 20 quilómetros da costa, registou uma altura máxima de 13,9 metros, o equivalente a um prédio com cerca de 5 andares, e uma altura significativa de 8,18 metros, com períodos de pico entre 12 e 16 segundos em direção Noroeste".
Por sua vez, a "boia da Nazaré oceânica, localizada a cerca de 27 quilómetros da costa de Peniche, registou, no dia 17 de janeiro, às 20h00, uma altura máxima de 12,13 metros e uma altura significativa de 8,07 metros". Já no "dia 18 de janeiro, às 04h00, registou uma altura significativa de 8,07 metros".
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaFacebook Marinha Portuguesa
-
FonteRedação
