Homepage
- Mudança da direção do swell e do vento foram as justificações da organização.
-
-
Ainda não será desta vez que o Eddie Aikau Big Wave Invitational vai para a água. Apesar de a organização ter dado luz verde para quarta-feira termos ação na mítica prova havaiana de Ondas Grandes, a verdade é que esta terça-feira acabou por cancelar essa luz verde.
Com grande parte dos convidados já a caminho do Havai, incluindo o português Nic von Rupp, a verdade é que os planos iniciais de termos competição esta quinta-feira foram por água abaixo. Apesar de serem esperadas ondas bem grande em Waimea Bay, segundo os organizadores, a culpa foi da mudança de direção do swell e também do vento.
A decisão foi anunciada no canal havaiano HNN por Clyde Aikau, irmão do malogrado Eddie Aikau. “Foi uma chamada difícil, mas queremos agradecer a todos pela compreensão”, frisou o vencedor da edição de 86/87 deste evento, considerado por muitos como o maior campeonato de ondas grandes do surf mundial.
Segundo algumas informações, a organização do campeonato já virou atenções mais para o final de janeiro, com o dia 22 deste mês a ser apontado como possível data para nova luz verde. Para tal acontecer terão de chegar a Waimea ondas na casa dos 20 pés havaianos, cerca de 6 metros, e com formação perfeita.
Depois de alguns anos parada, esta prova especial regressou no ano passado. Contudo, acabou por não ir para a água, por nunca se terem reunido as condições ideais. O evento foi criado em 1984 e apenas foi para a água em 9 ocasiões, o que mostra bem a exigência da organização para com as condições. A última vez que o Eddie se realizou foi no inverno de 2015/16, com triunfo de John John Florence.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaWSL
-
FonteRedação
