Homepage
- Segundo João Aranha, presidente da Federação Portuguesa de Surf, os jovens surfistas selecionados são o "futuro do surf nacional".
-
-
Em comunicado oficial, a Federação Portuguesa de Surf (FPS) anunciou a seleção de oito surfistas juniores (categorias Sub-16 e Sub-18) para o projeto olímpico, tendo sobretudo em vista as Olimpíadas de 2028, que vão decorrer na cidade norte-americana de Los Angeles, na Califórnia.
À semelhança do que acontece com a categoria Open, os critérios de integração para o projeto de esperanças olímpicas são definidos pelo Comité Olímpico de Portugal (COP). Dentro deste âmbito, quatro surfistas foram selecionados: Gabriela Dinis, Francisco Ordonhas, Martim Nunes e Matias Canhoto.
Como o "projeto permite acoplar um elemento de treino a cada um dos atletas integrados", a equipa técnica da FPS escolheu mais quatro jovens competidores com base nos desempenhos no Mundial ISA Júnior e Eurosurf Júnior realizados em 2021. Os eleitos foram: Maria Salgado, Erica Máximo Mendonça, Francisco Queimado e Francisco Mittermayer.
Segundo João Aranha, presidente da FPS, "estes jovens são o futuro do surf nacional. O núcleo duro, pelo menos, pois não podemos excluir outros valores que, entretanto, possam ter uma evolução notável e abrupta que os catapulte para este nível".
O responsável federativo sublinhou que a "FPS e o seu corpo técnico em particular, depositam toda a confiança nestes surfistas pelo percurso que já têm, mas também pelo seu perfil desportivo e humano. Sabemos que, se não em 2024, seguramente em 2028, poderemos contar com este lote para carregar a bandeira de Portugal nos Jogos Olímpicos”.
Surfistas selecionados
Sub-18 masculino
Francisco Ordonhas (critério COP)
Martim Nunes (critério COP)
Francisco Mittermayer (critérios FPS)
Francisco Queimado (critérios FPS)Sub-18 feminino
Gabriela Dinis (critério COP)
Erica Máximo (critérios FPS)Sub-16 masculino
Matias Canhoto (critério COP)
Sub-16 feminino
Maria Salgado (critérios FPS)
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaISA/Sean Evans
-
FonteRedação
