Homepage
- Diz o IPMA que a nova depressão trará uma "ondulação frontal associada que irá condicionar o estado do tempo no território do continente".
-
-
Em termos meteorológicos, a semana em Portugal continental tem vindo a ser fustigada pelos efeitos da passagem da depressão Fien, que gelou diversas zonas do país por causa do frio polar para além da neve, chuva, vento e bastante agitação marítima ao longo de toda a costa.
Com a semana a caminhar para o fim, a depressão Fien vai dar lugar a uma outra depressão ainda antes da chegada do fim de semana. Porém, esta nova depressão não irá "alterar de forma significativa" o estado do tempo no país, segundo a informação anunciada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) em comunicado.
A depressão Hannelore, assim foi batizada pelo serviço meteorológico francês (Météo France), vai passar ao de leve por cá, mas trará consigo uma "ondulação frontal associada que irá condicionar o estado do tempo no território do continente".
Explica o IPMA que a "passagem de um sector de ar mais quente associado à ondulação frontal" vai provocar "uma subida de temperatura, em especial da mínima". No entanto, esta subida será temporária, uma vez que os termómetros voltarão a "descer gradualmente" a partir de sábado, dia 21 de janeiro.
Para as próximas horas, está também prevista a "ocorrência de períodos de chuva no continente, em especial nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, que poderá ser persistente e temporariamente mais intensa no Minho e regiões montanhosas até ao final do dia de hoje, diminuindo de frequência a partir da tarde de dia 20".
O IPMA menciona ainda que é esperada uma "intensificação temporária do vento a partir da tarde de hoje, soprando por vezes forte (até 40 km/h), com rajadas até 65 km/h, no litoral a norte do Cabo Raso, e nas terras altas, onde as rajadas poderão atingir os 80 km/h".
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
