Homepage
- A cimeira está integrada na etapa de Cabo Verde (20 a 25 de janeiro) da Ocean Race, a maior e mais antiga regata do mundo.
-
-
Esta segunda-feira, a cidade cabo-verdiana do Mindelo, na ilha de São Vicente, acolhe a Cimeira dos Oceanos, num encontro que conta com a participação do primeiro-ministro português, António Costa.
António Guterres, secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), fará o discurso de abertura da Ocean Summit (Cimeira dos Oceanos), que está integrada na etapa de Cabo Verde (20 a 25 de janeiro) da Ocean Race, a maior e mais antiga regata do mundo.
"Precisamos de Justiça para aqueles que, como Cabo Verde, praticamente nada fizeram para provocar esta crise, mas pagam por causa dela um preço muito elevado. Cabo Verde tem demonstrado liderança climática em palavras e ações", afirmou Guterres, no passado sábado, após reunir-se com o primeiro-ministro cabo-verdiano, no Mindelo.
Perspetivando a importância da visita a Cabo Verde, o secretário-geral da ONU defendeu que o momento é de "mais solidariedade" e de "maior sentido de urgência e mais ambição".
"Estou profundamente frustrado com o facto de os líderes mundiais não estarem a prestar a esta emergência, uma emergência de vida ou de morte, a ação e os investimentos necessários. Estamos perante a luta das nossas vidas e infelizmente estamos a perdê-la", considera António Guterres.
"As emissões continuam a aumentar, as temperaturas não param de subir, estamos prestes a ultrapassar o limite de 1,5ºC e se nada for feito a caminho, na direção, dos 2,8ºC de aquecimento global até ao final do século. Seria uma catástrofe de consequências devastadoras. Várias partes do nosso planeta seriam inabitáveis, particularmente em África, e para muitos, esta seria uma sentença de morte", realçou.
A abertura da cimeira, que vai decorrer no Ocean Science Centre Mindelo, conta ainda com a intervenção do primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, e do primeiro-ministro de Portugal, António Costa, seguindo-se vários painéis com políticos, especialistas, desportistas e ambientalistas cabo-verdianos e internacionais.
Do programa da cimeira consta igualmente a assinatura entre os governos de Cabo Verde e de Portugal de um memorando de entendimento para conversão de dívida num Fundo Climático e Ambiental.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
