Homepage

  • As reações à partida de Márcio Freire: 'É uma perda gigante para o surf de ondas grandes'
    06 janeiro 2023
    arrow
    arrow
  • Fotografia
    Facebook Márcio Freire
  • Fonte
    Redação
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • A comunidade do surf de ondas grandes publicou diversas mensagens de homenagem a uma figura que dedicou toda uma vida a desbravar as maiores ondas do planeta.
  • A comunidade do surf de ondas grandes vive horas de luto após a morte de Márcio Freire na passada quinta-feira durante a realização de uma sessão de tow-in na Praia do Norte, na Nazaré.

    Após o anúncio do desaparecimento do experiente big rider brasileiro, tinha 47 anos de idade, a comunidade do surf de ondas grandes não tardou em publicar nas redes sociais diversas mensagens de homenagem a uma figura que dedicou toda uma vida a desbravar as maiores ondas do planeta. Por isso, Márcio era alguém muito respeitado e querido no seio desta atividade tão extrema. 

    De big riders a pilotos de motos de água, passando também por fotógrafos/filmmakers e entidades oficiais, ninguém ficou indiferente ao desaparecimento de Márcio Freire.

    Alguns desses mesmos big riders estiveram dentro de água com Márcio Freire neste dia que veio revelar-se fatal. Foi o caso de Nic von Rupp. "Perdemos um dos nossos. Sempre tive um imenso respeito pelo Márcio, um dos pioneiros do surf na remada em Jaws. Hoje, vi-o a surfar durante todo o dia na Nazaré com um grande sorriso. Aquele sorriso que vou relembrar para sempre. Descansa em paz, Márcio Freire. As minhas condolências à família", escreveu Nicolau através de uma 'insta story' na rede social Instagram.

    António Laureano diz que a passada quinta-feira foi um "dia triste na Nazaré", considerando que a morte de Márcio Freire significa a "perda de uma grande lenda do surf de ondas grandes". O jovem big rider português também agradece o facto de Márcio ser uma "inspiração" para todos.

    "As lendas nunca morrem. Para sempre nos nossos corações", disse Yuri Soledade, que em conjunto com Márcio e Danilo Couto deram forma ao trio Mad Dogs, que ousaram ser dos primeiros a enfrentar a onda de Jaws na remada e sem apoio de segurança.

    Já o brasileiro Lucas Chumbo fala em "perda gigante" para o surf de ondas grandes, bem como para as "gerações do big surf". Para Lucas, este é "com certeza um dos momentos mais tristes e desafiadores do surf de ondas gigantes". 

    "Nada que eu fale ou escreva vai aliviar a nossa dor neste momento, mas compartilho os meus mais profundos sentimentos com os familiares e amigos. Estamos todos extremamente abalados com a partida trágica do nosso eterno ídolo Márcio Freire, uma pessoa que sempre admirei pela sua coragem e técnica dentro e fora de água, pioneiro numa das mais temidas ondas do mundo, Jaws", escreveu o irmão de João Chianca na sua página oficial de Instagram.

    Precisamente o mano João Chianca, relembra Márcio Freire como "um dos bons", uma "pessoa muito tranquila e querida no mundo das ondas grandes". 

    "Descansa em paz", disse o havaiano Kai Lenny, enquanto Michele des Bouillons afirmou: "Estamos todos a sentir esta grande perda. Uma pessoa muito fixe, humilde e apaixonada pelo surf! Foi embora a fazer aquilo que mais ama, certamente que cumpriu a sua missão aqui na terra!"

    Por sua vez, o antigo campeão mundial de ondas grandes Carlos Burle disse que esta é uma "notícia triste para o mundo do surf de ondas grandes" e que o malogrado Márcio Freire "será sempre lembrado com carinho".

    A atual recordista mundial do Guinness da maior onda surfada, Maya Gabeira, não escondeu estar "triste". "Estou a rezar pela sua família e amigos. Obrigado Márcio pela contribuição para o surf de ondas grandes. Foste único e uma alma gentil."

    "Que a série passe logo. Descansa em paz meu amigo Marcinho. Respeito. Que o oceano seja o teu templo irmão. Vamos ter saudades", foram as palavras de Rodrigo Koxa, antigo recordista mundial do Guinness. 

    "Muito triste pela tua partida. Surfa as ondas mais perfeitas do universo. Fica com Deus irmão. Os meus mais sinceros sentimentos a toda a sua família", escreveu  Alemão de Maresias, elemento que integra as equipas de water safety durante as sessões na Praia do Norte.

    O fotógrafo Fred Pompermayer vê a morte de Márcio Freire como a "perda de um grande homem, um amigo muito bom e um surfista lendário. Tinha sempre bom espírito e um sorriso na cara. A sua falta será sentida para sempre".

    "Notícia absolutamente trágica sobre o waterman mais apaixonado e humilde que conheci. Descansa em paz, Márcio", afirmou Chuck Patterson, desportista de ação.

     

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • praia
  • mar
  • Surf
  • praia do norte
  • Canhão da Nazaré
  • nazaré
  • Márcio Freire
  • morte
  • ondas grandes
  • Fotografia
    Facebook Márcio Freire
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
março 22
Alunos do 1º ano do Curso de Proteção Civil de Faro receberam formação de Segurança Aquática
março 23
Não há risco de derrame de combustível e foco de incêndio ativo no navio 'Greta K'
março 22
Ainda ativo, mas controlado o incêndio em navio ao largo da Foz do Douro
março 22
Ribeira d'Ilhas é a próxima paragem do Circuito de Surf do Centro
março 22
FUEL TV lança websérie com jovens talentos de todo o mundo
março 22
Toda a costa continental portuguesa sob aviso amarelo a partir da tarde de quinta-feira
março 22
Viana do Castelo recebeu primeiro evento oficial de surf enquanto Cidade Europeia do Desporto em 2023