Homepage
- Num punhado de países, os termómetros subiram de tal maneira que ocorreu o dia de janeiro mais quente desde que existem registos.
-
-
Em Portugal continental, os primeiros dias de 2023 foram soalheiros, mas igualmente bem frios. As temperaturas estiveram baixas até à chegada do fim de semana, que marcou o regresso da chuva.
Este tempo frio e seco contrastou com aquilo que foi vivido por essa Europa fora, não obstante estarmos em pleno inverno no hemisfério norte. O novo ano não começou frio, mas sim bem quente, fazendo lembra outras estações.
Num punhado de países, os termómetros subiram de tal maneira que ocorreu o dia de janeiro mais quente desde que existem registos. Espanha, Polónia, Dinamarca, Países Baixos, Letónia e República Checa são alguns dos exemplos.
Em Bilbau, qual verão, os termómetros atingiram os 25,1ºC (!) no dia 1 de janeiro. Por sua vez, na cidade checa de Javorník, o mercúrio atingiu os 19,6ºC, enquanto nos Países Baixos foram marcados 16,9ºC em Eindhoven. Já na Polónia, a temperatura ascendeu até aos 19ºC em Korbielów, numa altura do ano em que a média é de 1ºC.
As temperaturas mais elevadas do que habitual nesta época do ano devem-se ao efeito de uma massa da ar quente proveniente do Oceano Atlântico quando por norma é habitual o ocidente da Europa ser afetado por uma massa de ar frio originária dos anticiclones da Sibéria ou da Escandinávia.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
