Homepage
- Finalíssima de Trestles viu algo inédito a dobrar!
-
-
Dois campeões mundiais, dois trajetos bem diferente. O mesmo final: campeões mundiais de forma histórica. Pelo segundo ano consecutivo, Trestles recebeu o top 5 mundial masculino e feminino para definir os campeões mundiais do WCT. E 2022 ofereceu um guião bem diferente, com dois surfistas a conseguirem atingir o olimpo do surf mundial. Cada um à sua maneira.
Se no caso de Filipe Toledo este foi o quebrar da maldição e a ascensão a um lugar ao qual sempre pareceu destinado, sagrando-se campeão mundial pela primeira vez, a história de Stephanie Gilmore é bem diferente, uma vez que a australiana tornou-se na surfista com mais títulos mundiais, ao carimbar a oitava conquista. Só que não o fez de forma simples como anteriormente. Steph quebrou todas as lógicas deste formato de finalíssima, onde chegou no 5.º posto, superou todas as adversárias e fez aquilo que poucas ousavam sequer imaginar ser possível.
Curiosamente, numa época de luta pela igualdade, foi o guião do título feminino que atraiu mais atenções e se tornou mais impactante. Tudo por culta dessa conquista única de Gilmore. Vinda da primeira ronda, Steph Brisa Hennessy, Tatiana Weston-Webb e Joahnne Defay até chegar à finalíssima. Começou com duelos equilibrados, mas depressa ganhou o balanço que permitiu aplicar dupla goleada a Carissa Moore. A havaiana, campeã em título e número um incontestável da fase regular, ficou sem resposta.
Além do muito aguardado oitavo título mundial, Stephanie Gilmore conseguiu aquilo que muitos temiam: ver um surfista chegar em quinto lugar à finalíssima, quebrar toda a lógica de justiça e levar o caneco para casa. Mas era Steph, também conhecida pelo sorriso que encanta uma legião de fãs pelo Mundo inteiro. A personagem ideal para se esquecer essa justiça deste formato e celebrarmos todos algo único, após o desempate com Layne Beachley.
Do lado masculino quase aconteceu o mesmo, com Italo Ferreira a abrir a prova a todo o gás, superando heat após heat até à grande final. Apesar do balanço que levava, Italo esbarrou no compatriota Filipe Toledo e naquilo que lhe estava destinado. Toledo havia falhado no ano passado, mas Trestles é o seu nome do meio e foi mesmo em 2022 que conseguiu, finalmente, chegar ao topo do surf mundial.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaWSL
-
FonteRedação
