Homepage
- O raro momento foi naturalmente captado e rapidamente tornou-se viral pelas redes sociais.
-
-
Tudo ocorreu na passada terça-feira. No cume das montanhas Bighorn, no estado norte-americano de Wyoming, aconteceu algo que está bem longe de ser observado de forma regular.
Eis que subitamente surgiram nuvens com uma forma bem diferente do que estamos habituados a ver, desde sempre. Quem olhava para o céu, observava nuvens que pareciam ondas, qual oceano. O momento foi naturalmente captado e rapidamente tornou-se viral pelas redes sociais, ainda que não tenha sido a primeira vez que tal tenha acontecido.
Tratou-se de um fenómeno raro, denominado de instabilidade Kelvin-Helmholtz. Assim chama-se porque teve o batismo com o apelido dos dois físicos, William Thomson, também conhecido como Lorde Kelvin, e Hermann von Helmholtz, que há muito tempo atrás estudaram o fenómeno e encontraram explicação para o mesmo. Foi descrito pela primeira vez no século XIX.
Provavelmente, nunca ouviste falar de tal coisa. Passemos a explicar, então. As nuvens flutuantes, nome pelo qual o fenómeno também é conhecido, acontecem quando duas camadas diferentes de ar na atmosfera movem-se em diferentes velocidades.
"Parte da beleza das nuvens de Kelvin-Helmholtz é que mostram a fluidez da atmosfera", afirmou Matt Taylor do serviço BBC Weather.
Os instantâneos que estão a correr o mundo foram captados por Rachel Gordon, residente na zona. Ao site da BBC News, Rachel disse: "Era especial e percebi imediatamente que tinha de registar este momento. Foi um momento inspirador. Fico feliz pelo facto de outras pessoas também poderem aproveitar esta experiência." Sem dúvida, imagens que ficam para a história.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaRachel Gordon/Twitter
-
FonteRedação
