Homepage

  • Tiago Prieto: 'Estatisticamente, penso que Portugal foi a melhor seleção no Mundial ISA de Surf Adaptado' (Entrevista)
    20 dezembro 2022
    arrow
    arrow
  • O novo selecionador nacional de surf adaptado diz que a FPS tem como estratégia "aumentar o grupo de trabalho", com vista a ter mais participantes no Mundial ISA.
  • Foi uma prestação histórica aquela que a Seleção Nacional de Surf Adaptado teve nas ondas de Pismo Beach, cidade norte-americana que acolheu o Mundial ISA de 2022. 

    Por intermédio de Camilo Abdula e Marta Paço, o conjunto luso arrecadou duas medalhas de ouro. Foi a primeira vez que o surf adaptado português conseguiu tal proeza no Mundial ISA. 

    Isto num evento em que a Seleção Nacional ainda estreou o jovem Tomás Freitas nestas lides, bem como o selecionador Tiago Prieto, que substituiu Bernardo Abreu. E que estreia de sonho foi esta para o também treinador de Marta Paço. 

    Em conversa com o MEO Beachcam, Tiago fala-nos um pouco sobre esta aventura, mas também sobre os planos para o futuro de uma nação que no 'métier' é vista "como um exemplo a seguir".

    Beachcam (BC) - Antes de mais, como surgiu o convite para orientar a Seleção Nacional de Surf Adaptado? 

    Tiago Prieto (TP) - O anterior selecionador Bernardo Abreu teve de ausentar-se por motivos pessoais e foi-me endereçado o convite. Com muita vontade de abraçar este projeto, aceitei de imediato o convite. Está a ser bastante positivo.

    BC - Este foi o primeiro Mundial ISA em que o Tiago esteve na função de selecionador. Melhor estreia era impossível, não? 

    TP - Dos três atletas com que partimos para o Mundial ISA, conseguimos colocar dois atletas na final e trazer duas medalhas de ouro. Estatisticamente, penso que fomos a melhor seleção. Não se poderia pedir melhor. Nós como Federação Portuguesa de Surf (FPS) e eu como selecionador, estamos muito contentes. Objetivo mais do que cumprido.

    BC - O facto de tanto o Camilo Abdula como a Marta Paço já conhecerem a onda de Pismo Beach foi determinante para este resultado final? 

    TP - As condições são semelhantes aquelas que temos cá em Portugal. Depois, tínhamos a Marta e o Camilo que já conheciam a onda. Isso foi importante para a prestação de ambos. Para além disso, fizemos várias sessões de treino, o que também nos ajudou bastante. Permitiu perceber ainda melhor tudo aquilo que já conhecíamos. Todos esses fatores ajudaram ao sucesso da equipa.

    BC - Concluído este Mundial ISA, quais são os objetivos para 2023?

    TP - Ainda é muito cedo, mas para o próximo ano queremos manter na final do Mundial ISA tanto o Camilo como a Marta. Se possível, repetirmos o que foi feito este ano. No entanto, ficaria contente se conseguíssemos colocar ambos nas respetivas finais. Também gostaríamos de angariar mais atletas. Temos o Tomás Freitas, que é um jovem de 17 anos com muita margem de progressão e que acabou de fazer a estreia no Mundial. Queremos aumentar o nosso grupo de trabalho, de modo a fazer crescer o surf adaptado em Portugal e a irmos mais fortes para o Mundial. Essa é uma das estratégias da FPS. 

    BC - A atual base de recrutamento já permite alargar esse leque de opções? 

    TP - Temos de trabalhar um pouco mais nesse sentido. O trabalho está a ser feito. O surf adaptado é relativamente recente e o mesmo sucede em Portugal. Tem no máximo cinco anos. Tudo está ainda numa fase de desenvolvimento. O caminho está a ser feito. 

    BC - A Marta Paço e o Tomás Freitas são dois atletas muito novos. Como é que os outros países olham para o facto de Portugal estar representado com atletas tão jovens? 

    TP - As outras nações olham para nós com bons olhos e como um exemplo a seguir. Neste Mundial ISA, éramos a equipa que tinha os atletas mais jovens. Somos poucos, mas estamos bem representados e somos bem vistos.

     

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • praia
  • mar
  • Portugal
  • FPS
  • Federação Portuguesa de Surf
  • Surf Adaptado
  • Pismo Beach
  • Mundial ISA Surf Adaptado
  • Seleção Nacional de Surf Adaptado
  • Tiago Prieto
  • Marta Paço
  • Camilo Abdula
  • Tomás Freitas
  • Fotografia
    ISA/Sean Evans
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
junho 08
Portugal termina no 10º lugar o Mundial ISA de El Salvador
junho 08
8 de junho, o Dia Mundial dos Oceanos
junho 06
Allianz Ericeira Pro já tem heat draw definido
junho 06
Época balnear abre com 'dispositivo completo' nas praias do litoral alentejano
junho 06
Cinco vagas olímpicas para Paris'2024 já foram definidas no Mundial ISA de El Salvador
junho 06
Matosinhos Surf School Cup 2023 vai para a água no domingo
junho 07
'Idden Friends' é a etapa inaugural do Nacional de Longboard 2023