Homepage
- Esta massa de ar proveniente do Saara, que transportou poeiras em suspensão, fez a travessia do território continental português.
-
-
O equador do mês de março, ali já na antecâmara da primavera, ficou marcado em Portugal continental por um raro fenómeno meteorológico. Algo que está longe de suceder todos os dias e que para muitos foi a primeira vez que presenciaram tal coisa.
Falamos das poeiras vindas do Norte de África. Esta poeirada, teve origem em tempestades de areia no norte do continente africano, que resultaram do vento forte à superfície associado à depressão Célia.
Esta massa de ar proveniente do Saara, que transportou partículas e poeiras em suspensão, fez a travessia do território continental português com consequências.
A elevada concentração poeiras nos níveis médios e altos da atmosfera teve impacto na qualidade do ar, sendo por isso prejudicial à saúde. Nesse sentido, as autoridades recomendaram vários cuidados a ter, particularmente entre as camadas mais novas e velhas da população.
Um pouco por todo o território continental, o céu ficou pintado de laranja e assim permaneceu durante um punhado de dias, até que a poeirada começou a dissipar-se.
Pelas redes sociais, rapidamente proliferaram imagens dos mais diversos pontos do país a serem afetados por este fenómeno. Imagens impressionantes que para os mais desatentos quase que dava a sensação de estarmos perante um cenário apocalíptico.
Nas semanas seguintes, novos alertas sobre hipotéticos episódios de poeiras surgiram, mas nunca chegaram à dimensão do que foi vivido naquela semana de março.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaFacebook Câmara Municipal de Cascais
-
FonteRedação
