Homepage
- Marcelo Rebelo de Sousa enalteceu o papel desenvolvido pelos faroleiros ao longo dos anos.
-
-
O Farol Cabo da Roca comemorou 250 anos e o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, marcou presença na cerimónia desta quarta-feira, onde foi descerrada uma placa de comemoração desta efeméride.
A cerimónia, presidida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, do Secretário de Estado da Defesa Nacional, Marco Capitão Ferreira, e do Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional, Almirante Henrique Gouveia e Melo.
Estiveram também presentes o Subdiretor-geral da Autoridade Marítima, Contra-almirante Nuno Noronha Bragança, o Diretor de Faróis, Comandante Pedro Miranda de Castro, os dois faroleiros que prestam serviço no Farol do Cabo da Roca, entre outras entidades.
Durante o seu discurso, o Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional, Almirante Henrique Gouveia e Melo, enalteceu o trabalho desenvolvido pelos faroleiros ao longo de 250 anos e realçou que "não há faróis sem faroleiros que são homens e mulheres dotados de resiliência e capacidades técnicas multidisciplinares como eletricistas, pedreiros, canalizadores e guardiões atentos" contribuindo assim para a conservação dos faróis.
Também o Presidente da República enalteceu o trabalho desenvolvido pelos faroleiros, em especial os do Cabo da Roca "que ao longo de 250 anos deram vida a este farol permitindo que as gentes do mar cruzem as nossas águas de uma forma segura".
Na sua intervenção, Marcelo Rebelo de Sousa afirmou ainda que "não há segurança marítima sem faróis que são monumentos vivos de Portugal, o nosso destino e a nossa vocação de séculos, que nos diferencia de tantos outros povos europeus".
Esta cerimónia contou ainda com a realização de uma visita ao museu do Farol do Cabo da Roca, que culminou com a assinatura do Presidente da República no livro de visitas do farol.
O Farol do Cabo da Roca encontra-se ativo desde 1772 e é um dos faróis mais antigos em Portugal. Está localizado no ponto mais ocidental do continente europeu, é constituído por uma torre de 22 metros de altura e a sua luz tem um alcance luminoso de cerca de 26 milhas náuticas (aproximadamente 48 quilómetros).
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaAMN
-
FonteRedação
